Douglas Garcia tem histórico de agressões, polêmicas e denúncias no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de SP. Após ataques a Vera Magalhães, Conselho recebeu oito representações pela cassação dele

O bolsonarista hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães após debate entre candidatos ao governo de São Paulo realizado pela TV Cultura Foto: Reprodução

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu oito representações contra o deputado estadual bolsonarista Douglas Garcia (Republicanos), por conta das ofensas à jornalista Vera Magalhães no final do debate da TV Cultura, da Folha e do UOL entre candidatos ao governo do estado de São Paulo.

Uma destas representações por quebra de decoro parlamentar é da deputada Isa Penna (PCdoB). No documento, Isa pede a cassação de Garcia e diz que “falta civilidade e sobra barbárie nas atitudes praticadas pelo parlamentar”. Nas redes sociais, Isa compartilhou um abaixo-assinado pela cassação de “mais um machista na Alesp”. O documento informa que não há mais espaço para violência de gênero na política.

 

 

O Conselho deve enviar notificação nesta quinta o deputado, que terá cinco sessões legislativas para ele apresentar a defesa previa. Após o prazo, a presidente do Conselho, Maria Lucia Amary, poderá convocar reunião.

Vera, que é colunista do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, estava na área reservada para jornalistas quando foi abordada por Douglas Garcia.

Com o celular em punho, ele se aproxima de Vera, diz que ela é “uma vergonha para o jornalismo” e a intimida. A frase é a mesma usada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a jornalista durante o debate da Band entre candidatos à Presidência. No momento da confusão, Leão Serva, apresentador do debate, pegou o celular do deputado e arremessou longe.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o apresentador afirma que o assédio do parlamentar a jornalista é antigo e que tomou tal atitude na intenção de conter o político.

“Ele veio aqui visivelmente com a intenção de ‘lacrar’. A única solução possível naquele momento era afastá-lo da ‘lacração’”, disse Serva. “[Garcia] já tem uma prática de assédio a Vera Magalhaes há um bom tempo.”

Vera afirmou que precisou sair escoltada do local do debate e na sequência fez um boletim de ocorrência.

“Esse tipo de postura vinda de um parlamentar é inaceitável, intolerável na democracia. Não será um truculento, nem dois, que irão me intimidar a continuar fazendo meu trabalho. O deputado tem o meu contrato, porque o requereu. Mente reiteradamente. Agride mulher. Não vai me calar”, afirmou, na rede social. Ela também fez uma postagem agradecendo o apoio. “Quando a imprensa livre é atacada, é a sociedade que sangra”, escreveu

 

 

Infame

Deputado bolsonarista, Douglas Garcia tem histórico de agressões, polêmicas e denúncias no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de SP.

Em junho de 2020, ele foi suspenso pela presidência da Casa por conta do envolvimento na disseminação de fake news e de ataques a instituições pilares da democracia.

No ano passado, ele foi condenado a indenizar todas as pessoas que tiveram seus dados divulgados em junho de 2019 no chamado “dossiê antifascista”, que contém centenas de dados pessoais de opositores do governo federal.

No documento de quase mil páginas, os nomes, fotografias, endereços e telefones pessoais de várias pessoas foram divulgados sem prévia permissão e associados a termos como “terroristas” e “organização criminosa”.

Ele responde a pelo menos onze processos na Justiça de São Paulo por causa do suposto dossiê. No total, as indenizações perdidas por ele já somam R$ 70 mil.

Em maio deste ano, a deputada Erica Malunguinho entrou com representação por transfobia contra Garcia. Em uma sessão na Alesp, ele disse que trans é “homem que se acha mulher”.

Em junho, o YouTube suspendeu o canal oficial da Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp) por sete dias após Douglas Garcia exibir um vídeo com desinformação sobre Covid.