Foto: Reprodução / Instagram

O ator Rainer Cadete, conhecido atualmente por seu papel na série Verdades Secretas, já foi pressionado diversas vezes para falar sobre sua sexualidade. Pela primeira vez, ele abriu o jogo em uma entrevista ao site Põe na Roda, declarou-se pansexual, mas ainda assim reforçou a necessidade de respeito em relação a sexualidade de outras pessoas.

“Às vezes, você nem teve uma experiência ainda e a sociedade já tá te apontando como isso, como aquilo, ou ansiosa pra que você decida a qual lado você vai pertencer”, disse Rainer. “Eu acho que a gente tem que respeitar a sexualidade da pessoa”, completou Rainer.

O ator já venceu uma ação por danos morais contra a Record por conta de matérias publicadas no blog da jornalista Fabíola Reipert, no portal R7. Ele foi vítima de uma campanha difamatória entre os anos 2014 e 2016. “Matérias ofensivas, vexatórias que ridicularizam e violam sua intimidade insinuando que o autor é homossexual e que se aproveita disso para construir sua carreira”, diz trecho do processo publicado em reportagem do site Pheeno. À época, segundo o portal UOL, o Superior Tribunal de Justiça determinou pagamento de R$ 35 mil de indenização ao ator.

Com Verdades Secretas, Rainer tem trazido mais debates à tona em relação à sexualidade, chegando a declarar que tem uma “sexualidade fluida”. Ele revela que no passado havia pressão para ser mais viril e “se comportar como homem” para conquistar o papel de galã, conforme uma entrevista para a revista Mensch. A crítica não é isolada e se assemelha ao relato, por exemplo, do ator Marcos Pigossi sobre o medo de “parecer gay” em um cenário marcado pela homofobia.

Ao Põe na Roda, Rainer abre o jogo novamente. “Sexualidade para mim é sobre isso: fluidez. É uma coisa muito mais líquida, que vai fluindo e tomando formas, do que algo sólido, que a gente encaixa numa gaveta ou pendura num quadro”. E reforça: “Dá pra dizer que eu sou pan sim. Vale lembrar que eu acredito que a sexualidade é algo muito pessoal. Muitas vezes a gente fica com uma ansiedade com relação à sexualidade do outro. Eu vivi isso na minha pele. Você é uma criança um pouco mais sensível e as pessoas todas dizem que você é gay”, disse.

Confira a entrevista completa