O webprograma Narrativas de Brasis é um desdobramento do livro Tropifagia: comendo o país tropical (Edufba, 2020, 337p.) e está no ar na TV NINJA – no Youtube

Imagem: Divulgação

O oitavo episódio do Narrativas de Brasis, Pachamama, debate temas como alimentação, conflitos agrários, êxodo urbano, ecossocialismo, e comunidades alternativas. Com a participação das cozinheiras e alquimistas do alimento Regina Tchelly e Tainá Marajoara, da colunista Lana de Holanda, da arteira Thereza Raquel, e de Janaína Riccioppo e Maíra Sagnori, representantes do Instituto Inkiri Piracanga.

Mediado pelos autores da publicação que deu origem ao programa, Thiago Pondé e Aline Carvalho, Pachamama adentra através das experiências e histórias das convidadas, problemas e possíveis caminhos nas questões que envolvem meio-ambiente e sociedade.

Regina Tchelly, fundadora do Favela Orgânica, que começou esse projeto com R$ 140 reais e uma grande mobilização na Babilônia, favela da zona sul do Rio, onde reside, fala sobre sua motivação para iniciar o projeto, a educação provida pelo alimento, e a importância de olharmos para iniciativas que almejam transformar o mundo – sobretudo no atual momento político do Brasil. Tchelly utiliza uma metáfora na qual a jaca representa a força de que precisam as pessoas, que estão nesse movimento de transformação, para resistir diante de uma sociedade hipócrita.

Imagem: Divulgação

Tainá Marajoara, da etnia Marajoara do Pará, ativista que desenvolveu a ideia de cultura alimentar, denuncia a política alimentar que privilegia poucas commodities no país, a prática de grilagem de terras, e crimes como o assassinato de defensores de direitos humanos e do meio ambiente no Brasil. A agricultura familiar e a produção alimentar de territórios de uso coletivo é ressaltada pela ativista como um ato de resistência diante da ação e da influência do agronegócio na política alimentar do país.

Lana de Holanda traz para o centro do debate a preservação da natureza como ponto central de qualquer agenda política que pretenda garantir as condições da vida humana na terra. Ecofeminista, Lana aponta ainda que modos de vida alternativos, com o cuidado da natureza como princípio, estão sendo gestados de maneira muito comum neste início de século 21, e é preciso dar protagonismo e atenção para que eles se difundam pelas sociedades mundo afora.

Imagem: Divulgação

Thereza Raquel, cantora que trocou a cidade grande pelo interior, comenta o fluxo do êxodo urbano que caracteriza as gerações atuais e volta seu olhar para a necessidade de que esse movimento não signifique apenas uma mudança de endereço, mas também uma mudança de hábitos em relação à cidade. A artista ainda toca um trecho da adaptação que fez da música “Mama África” de Chico César.

Janaína Riccioppo e Maíra Sagnori lançam livro em formato de relatório de Desenvolvimento Sustentável da comunidade de Piracanga, em consonância com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Jana e Maíra falam ainda sobre a história da comunidade de Piracanga, ações de gestão de resíduos e uso da água, e outras iniciativas que a comunidade implementa a fim de atingir os objetivos da Agenda 2030. A trilha sonora do episódio é do grupo Foli Griô.

Imagem: Divulgação

As convidadas respondem ao fim do episódio à provocação central do programa: O que é o Brasil pra você?.

Esse é o último episódio da Temporada Bahia do Narrativas de Brasis.

Para saber mais sobre o Narrativas de Brasis siga @tropifagia no Instagram.