Foto: Getty Images

Por Mariana Martins para a cobertura colaborativa do Cine NINJA

Na noite do último domingo, 12 de março, ocorreu a 95ª edição do Oscar com diversos premiados. Contudo, o destaque da noite ficaram com os asiáticos, que levaram as estatuetas nas mais importantes categorias. Essa foi a primeira edição dos Oscars com grande expressividade asiática.

Artistas e realizadores do continente asiático só tiveram algum destaque no Oscar no ano de 2020, com o filme Parasita (2019). O longa-metragem coreano, aclamado pelo público e pela crítica, recebeu diversos prêmios, entre eles o de Melhor Filme e Melhor Direção. Em um feito inédito, o longa também recebeu na mesma noite o troféu de Melhor Filme Internacional.

Neste domingo (12), o primeiro a receber uma estatueta foi o ator vietnamita Ke Huy Quan, que foi o vencedor da categoria Melhor Ator Coadjuvante por interpretar Waymond Wang em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Ainda pelo mesmo filme, Michelle Yeoh, nascida na Malásia, recebeu o merecido prêmio de Melhor Atriz, assim se tornando a primeira mulher asiática a ganhar na categoria por sua performance como Evelyn Quan Wang.

Os indianos também tiveram expressividade na edição, levando duas categorias. A primeira a receber foi a diretora Kartiki Gonsalves e sua produtora Gueeta Monga, que levaram o Melhor Curta Documentário por “Como Cuidar de um Bebe Elefante”, O filme mostra a realidade de um casal de indianos tomando conta de um filhote de elefante.

E o segundo premiado foi a canção “NAATU NAATU”, que levou a categoria de Melhor Canção Original. O trofeu foi entregue para os indianos e compositores Chandrabose e M.M Keeravani. A música faz parte do filme também indiano “RRR: Rebelião, Revolta, Revolução”.

Ao todo, foram seis asiáticos de diferentes países e histórias que receberam a estatueta dourada na noite mais importante do cinema mundial. Esse feito nunca foi visto nos 94 anos de premiação.

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023