*Por Nathália Shizuka

O Oscar é considerado o prêmio mais importante do cinema mundial, reconhecendo a excelência do trabalho e as conquistas na arte da produção cinematográfica. De 1927 a 2023, foram entregues 2.730 prêmios nas principais categorias do Oscar. Ao longo de 95 edições, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas coroou menos de 4% de pessoas negras em suas categorias principais.

Somando todas as edições da premiação, apenas 87 negros foram indicados nas principais categorias do Oscar. Levando em consideração as 95 edições, esses dados mostram que há menos de uma pessoa negra indicada em cada edição. Historicamente, a academia parou de ignorar pessoas negras 13 anos após a sua criação, em 1940.

Na ocasião, Hattie McDaniel foi premiada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua participação em “E o Vento Levou”. Depois de Hattie McDaniel, outra mulher negra só ganhou esta categoria mais de 50 anos depois, em 1991, com Whoopi Goldberg, por Ghost – Do Outro Lado da Vida. Nesse intervalo, apenas cinco mulheres negras chegaram a ser indicadas.

Já em 1959, finalmente, o primeiro homem negro foi indicado ao Oscar. Sidney Poitier teve seu trabalho reconhecido por ter interpretado Noah Cullen no filme The Defiant Ones (Acorrentados); entretanto, acabou perdendo naquele ano. Em 1964, Sidney conquistou a estatueta de Melhor Ator por sua atuação no filme “Lilies of the Field (Uma Voz na Sombra)”.

Após Sidney, só mais 5 negros foram vencedores da categoria de Melhor Ator Principal: Denzel Washington (Dia de Treinamento, Alonzo Harris, em Dia de Treinamento – lançado em 2001), Jamie Foxx (Ray, em 2005), Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia, em 2007) e Will Smith (King Richard: Criando Campeãs, 2022) foram os próximos vencedores.

Quando refletimos sobre a categoria de Melhor Atriz Feminina, a situação é ainda mais alarmante: em 95 anos, apenas Halle Berry venceu a categoria, por sua atuação na obra “A Última Ceia”. Nesse ano, as categorias de ‘Melhor Direção’, ‘Figurino’ e ‘Design de Produção’, e ‘Melhor Atriz’ apresentam exclusivamente indicações de pessoas brancas.

Em um feito único para a categoria de ‘Melhor Ator’, Colman Domingo alcançou um marco incomum ao se tornar o primeiro afro-latino indicado por sua atuação no drama sobre direitos civis ‘Rustin’. Jeffrey Wright também foi indicado por seu trabalho no filme ‘American Fiction’. Essa é apenas a segunda vez na história do Oscar em que mais de um ator negro é indicado na categoria principal, sendo a primeira ocorrida em 2004 com Don Cheadle (“Hotel Rwanda”) e o eventual vencedor Jamie Foxx (“Ray”).

Na categoria de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’, Danielle Brooks (‘A Cor Púrpura’), Da’Vine Joy Randolph (‘Os Rejeitados’) e America Ferrera (‘Barbie’) concorrem ao título. Essa é a categoria com o maior número de pessoas negras indicadas neste ano. Apesar dos números baixos, essa é a terceira edição mais diversa do Oscar, perdendo apenas para as edições de 2021 e 2019.

Confira os indicados: Melhor Ator Coadjuvante Sterling K Brown – American Fiction Roteiro Adaptado American Fiction Roteiro Original Os Rejeitados Melhor Atriz Coadjuvante Danielle Brooks – A Cor Púrpura Da’Vine Joy Randolph – Os Rejeitados Trilha Sonora Original American Fiction, de Laura Karpman Melhor Filme de Animação Homem-Aranha Através do Aranhaverso Edição de Filme Os Rejeitados Melhor Ator Colman Domingo – Rustin Jeffrey Wright – American Fiction Melhor Filme American Fiction Os Rejeitados Melhor Documentário American Symphony Melhor Curta-Metragem de Ação ao Vivo.

E depois?

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024