Rede Globo não irá transmitir cerimônia este ano

Foto: Lord Beard | Shutterstock

Por Bryan Barros

Neste domingo (12/03), a maior premiação de cinema do mundo está na sua 95ª edição e ocorrerá no ‘Dolby Theater’, famoso teatro em Los Angeles, California. Confira abaixo algumas informações úteis para quem não quer perder a cerimônia.

Que horas será a cerimônia?

O evento irá acontecer às 21h (horário de Brasília) no dia 12 de março.

Onde assistir?

A TV Globo não transmitirá o Oscar na TV aberta, restando o canal fechado da ‘TNT’ e o serviço de streaming ‘HBO Max’. Ambos serão comentados por Ana Furtado, Camila Morgado e Michel Arouca, começando às 20h (horário de Brasília) com entrevistas e comentários do tapete vermelho.

Além disso, o canal por assinatura ‘E!’ irá transmitir o tapete vermelho, com a chegada dos artistas e famosos ao Dolby Theater, começando às 18h (horário de Brasília).

Apresentadores

O anfitrião principal da noite será o comediante e apresentador estadunidense, Jimmy Kimmel. Essa é a terceira vez que a  ele ocupa esse espaço na cerimônia, tendo apresentado anteriormentede em 2017 e 2018.

Além dele, a academia divulgou a primeira leva de apresentadores. Nomes como Michael B. Jordan, Samuel L. Jackson, Emily Blunt, Zoe Saldaña e Jonathan Majors integram a lista com mais diversos nomes!

As performances

Teremos as performances de todas as músicas indicadas a melhor canção original, sendo apresentados: “Lift Me Up” (Pantera Negra: Wakanda Para Sempre) com a grandiosíssima Rihanna; “Naatu Naatu” (RRR) com Rahul Sipligunj e Kaala Bhairava; “This is a Life” (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo) com David Byrne, Son Lux e a atriz Stephanie Hsu, que irá substituir a cantora Mitski, que não poderá comparecer); “Applause” (Tell It Like a Woman) com Sofia Carson e Diane Warren; Em relação a “Hold My Hand” (Top Gun: Maverick) música de Lady Gaga, ainda não houve uma confirmação. A atriz está no meio das filmagens de ‘Joker: Folie à Deux’

Também ocorrerá a tradicional ‘In Memoriam’, que lembra os nomes da indústria cinematográfica que morreram durante o ano. Lenny Kravitz será o responsável por embalar esse segmento.

Oscar somente em TV fechada

Após reconquistar os direitos na edição de 2005, a TV Globo não transmitirá a 95ª edição do Oscar. Sendo esse o segundo ano a não ser passado na TV aberta.

A emissora obteve os direitos em 1974, até a edição de 1993, onde o SBT os adquiriu, sendo retomados de volta na década de 97, até o SBT os obter de novo em 2000. Até 2005, os direitos voltaram para a TV Globo. Desde esse período houve apenas três pausas na transmissão do prêmio, em 2009, 2015 e 2017, por causa do desfile das escolas de samba.

Premiações americanas como o Oscar têm perdido cada vez mais audiência, talvez pela falta de diversidade nas categorias e nos vencedores, e cada vez mais sendo shows monótonos em um mundo cada vez mais ágil e rápido.

Em razão dessa grande queda de audiência, principalmente do Oscar, a TV Globo em 2022 decidiu não transmitir a cerimônia na TV aberta, restringindo-se ao streaming no ‘Globoplay’. E agora, em 2023, a emissora abriu mão dos direitos de transmissão e não irá transmitir a premiação em nenhum local.