Por Thiago Melo para cobertura colaborativa da Cine NINJA

Ao longo das edições do Oscar apenas 50 pessoas pretas foram premiadas com a tão desejada estatueta, sendo que deste total apenas 20 foram destinadas às mulheres. Levando em consideração que para esta edição temos apenas 5 indicações e supondo que todos sejam premiados em suas categorias, seriam 55 ao todo nas 95 edições, desde 1929. Um número muito modesto diante das mais de 3000 estatuetas entregues até hoje.

Estes números demonstram o quanto ainda é necessário lutar por inclusão e representatividade, em um universo tradicionalmente dominado por pessoas brancas.

É premente a necessidade de investimento em educação e cultura para que este cenário possa mudar em um futuro próximo, seja a partir de maior inclusão dos artistas negros na indústria cinematográfica, seja pela mudança de ponto de vista daqueles que analisam, escolhem e julgam os merecedores das indicações e consequentemente das premiações.

Confira as indicações de pessoas negras na edição 2023:

Angela Bassett – melhor atriz coadjuvante

Esta é a segunda indicação ao Oscar para Angela Bassett, que além de atriz é cantora e compositora está concorrendo na categoria “Melhor Atriz Coadjuvante” por sua atuação em “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, onde deu vida à rainha Ramonda.

Foto: Divulgação

Brian Tyree Henry – melhor ator coadjuvante

O ator Brian Tyree Henry foi indicado para a categoria “Melhor Ator Coadjuvante” por conta de sua atuação no filme “Passagem”, onde interpretou James, que convive uma série de traumas em virtude de um acidente de carro que matou seu sobrinho.

Brian Tyree Henry. Foto: Divulgação

Rihanna – melhor canção original

A música “Lift me Up” é tema de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre” e é uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, falecido em agosto de 2020. Este hit concorre na categoria “Melhor Canção Original” e rendeu à Rihanna sua primeira indicação ao Oscar.

Rihanna. Foto: Divulgação

Ruth E. Carter – melhor figurino

Dando continuidade ao sucesso do trabalho realizado em 2019, quando foi vencedora com o filme “Pantera Negra”, Ruth é novamente indicada, agora em 2023 no segundo filme da franquia, “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”.

Ruth E. Carter. Foto: Reprodução / Oscars

A Fera do Mar – melhor animação

“Fera do Mar” conta a história de Maise é uma menina negra que se esconde em um navio de um caçador de monstros marinhos e concorre ao prêmio de “Melhor Animação”.

Cena de “A Fera do Mar”. Foto: Divulgação

Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2023