Confira as novidades e mudanças para a 94ª edição da maior premiação de cinema da indústria

Foto: Reprodução/ Facebook

Por Sérgio Madruga*

Começou a contagem regressiva para mais uma edição do Academy Awards, que acontece amanhã (27). Após dois anos sendo realizada em formato digital, a maior premiação de cinema volta a acontecer presencialmente, no tradicional Dolby Theatre, em Los Angeles, e com isso, algumas diferenças serão notadas pelos espectadores.

Depois de sofrerem uma queda de mais de 50% na audiência das últimas duas edições, os organizadores buscam atrair um público mais jovem, subir o número de telespectadores, e claro, voltar ao lugar de relevância que a premiação possuía anos atrás.

Uma novidade incrível para este ano, é a presença de três apresentadoras mulheres, feito inédito na história do Oscar. As comediantes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes, dividem o palco comandando o evento e divertindo o público com suas piadas. Inclusive, em entrevista ao site de celebridades norte-americano, Extra, Schumer disse que pretende tirar sarro das celebridades presentes. Desde 2018, o Oscar não contava com a presença de apresentadores – o último a ocupar o posto foi o apresentador Jimmy Kimmel.

Foto: Reprodução/ Instagram Abcnetwork

Neste ano, o Oscar também conta com a categoria “Fan Favorite” (Favorito dos fãs), criada para atrair uma maior interação com o público. Através de voto popular feito no Twitter, o grande público pôde escolher seu filme favorito entre 10 indicados, sendo estes os filmes: “Army of the Dead: Invasão em Las Vegas”, “Cinderela”, “Duna”, “Maligno”, “Minamata”, “Ataque dos Cães”, “Sing 2”, “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, “O Esquadrão Suicida” e “Tick, Tick… Boom!”. O resultado será revelado durante a premiação, mas o filme vencedor não ganhará uma estatueta do Oscar.

Outra mudança anunciada para o evento é a remoção do anúncio de oito categorias durante a transmissão ao vivo. Categorias técnicas como Melhor Edição, Som, Design de Produção, Maquiagem e Cabelo, entre outros, serão entregues antes, com o intuito de economizar e diminuir o tempo da premiação. Esta decisão dividiu opiniões do público e também da classe artística, uma vez que ela excluí deste grande momento de celebração do cinema, profissionais que mesmo trabalhando atrás das câmeras, são essenciais na construção da sétima arte.

Em entrevista ao podcast Next Best Picture, a atriz Jessica Chastain revelou que irá pular o tapete vermelho para participar da cerimônia de entrega destas categorias. Chastain concorre ao prêmio de melhor atriz pelo filme “Os Olhos de Tammy Faye”, obra que também concorre na categoria de Cabelo e Maquiagem.

Será que veremos discursos criticando esta mudança na premiação? Ficaremos de olho!

*Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA