Reprodução Netflix

É de uma diretora a indicação do Brasil ao Oscar em 2020. Democracia em vertigem, de Petra Costa, representará o pais na premiação.

O documentário retrata os bastidores do golpe contra Dilma Rousseff e a crise política no pais, e traz uma mensagem importante na luta contra o autoritarismo e os ataques às democracias que vêm ocorrendo em todo o mundo. A obra foi lançada pela Netflix em junho de 2019.

O filme tem sido citado como um dos destaques de 2019 em diferentes jornais americanos. Em junho do mesmo ano, o New York Times divulgou uma lista com os melhores filmes do primeiro semestre e Democracia em Vertigem, foi um dos selecionados. Em novembro, levou o prêmio de Melhor Direção no NEW YORK DOC.

A cineasta brasileira, recebeu em outubro uma homenagem em Buenos Aires e recebeu o prêmio como “Personalidade Destacada da América Latina”.

Assista:

Spike Lee ao apresentar o filme Democracia em Vertigem para uma sessão de filme no Museu de Arte Moderna em Nova Iorque disse:

“Esse filme nos dá um outro olhar sobre a escalada do fascismo. Não é só aqui, é Global”.

Assista:

Em um depoimento na pré estreia do documentário, Petra Costa citou a Mídia NINJA como presença importante na construção da obra? “Democracia em Vertigem não existiria se não fosse a Mídia NINJA que esteve presente em todos os momentos”.

Assista:

Confira todos os indicados à categoria Melhor Documentário:

“American factory”
“The cave”
“Democracia em vertigem”
“For Sama”
“Honeyland”

A cerimônia dos melhores do cinema acontece no dia 9 de fevereiro em Los Angeles.