“Figurinhas” estarão espalhadas pela cidade de São Paulo e doações ajudarão a completar o álbum no site da Organização

Foto: Divulgação / SP Invisível

A SP Invisível, organização não-governamental de apoio à população de rua, promove uma ação especial inspirada na Copa do Mundo. A ONG lança um álbum de figurinhas nas ruas no formato lambe-lambe, que no lugar de jogadores de futebol, há mulheres e homens que vivem em vulnerabilidade. O objetivo é arrecadar fundos para as ações da ONG, que envolvem desde projetos de cuidado coletivo com ações de capacitação técnica para o mercado de trabalho até ceias de natal realizadas em dezembro.

A ONG SP Invisível surgiu para contar histórias de pessoas em situação de rua e expandiu seu trabalho para projetos em prol dessa população que sofre com o frio, a fome, o desemprego e principalmente, a invisibilidade. “Vamos aproveitar o momento festivo da Copa do Mundo para sensibilizar e chamar atenção das pessoas para o problema da população em situação de vulnerabilidade”, diz André Soler, presidente da SP Invisível.

As doações para completar o álbum serão recebidas por meio da página spinvisivel.org/selecaoinvisivel e podem ser feitas em qualquer quantia. Todos os doadores receberão a versão completa do álbum “Seleção Invisível”, que traz fotos e os relatos sobre a vida das 11 pessoas escaladas, dentre elas sete mulheres e quatro homens. A criação da identidade visual do projeto é assinada pelo Instituto Máquina do Bem.

Entre as pessoas da “Seleção Invisível” está Luany Nogueira, 29, mulher trans que atualmente está no centro de acolhida Florescer. “Aos 23 anos eu me assumi para a minha mãe e ela não aceitou. Ela disse: – Na minha casa eu não vou querer, se você quiser ficar aqui seja direito como homem. E foi assim que eu fui morar na rua”, contou.

Foto: Divulgação / SP Invisível

Em atendimento, Luany bateu várias “embaixadinhas” enquanto falava da sua paixão por futebol. “Eu saía vestida de menina na rua e os meninos me chamavam para jogar bola. As minhas amigas lá debaixo do campinho de terra diziam: “Mas menina não joga bola! Eu dizia: – Sou diferente!”.

Além do “artevismo”, o SP Invisível levará um grupo de pessoas em situação de rua para assistir aos jogos do Brasil para fazer uma grande festa e socialização.

Sobre a SP Invisível

Uma ONG que enxerga pessoas em situação de rua, conta suas histórias e promove autonomia para que novas realidades sejam possíveis. A SP Invisível realiza o cuidado individualizado de cada uma das histórias através de uma equipe especializada de assistência social.

Via Assessoria