Foto: Mídia NINJA

Aconteceu ontem, 16, na Ceilândia, o Sarau VA. A edição do Voz e Alma especial: Eu Amo a CEI foi uma forma de reagir ao alerta emitido pelos Estados Unidos recomendando cidades que turistas não devem vistar em Brasília. Além da CEI, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá estão na lista.

A nota emitida pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos causou indignação nos moradores das cidades do DF. Max Maciel, coordenador da Rede Urbana de Ações Socioculturais (RUAS), afirma que essa notícia só aumenta a discriminação em relação aos moradores dessas cidades. “Esse preconceito inibe o desenvolvimento local e faz com que irmãos e irmãs mintam que não moram aqui e não lutem para pertencer a essa cidade. E o Sarau-Va busca justamente o contrário, mostrar que aqui tem muita resistência e tem muito amor por essa cidade. Nós não vamos esconder nossos problemas, mas vamos mostrar que temos muito mais potência. Hoje com muita voz e alma vamos declarar nosso amor à Ceilândia.”

A praça da Bíblia foi o cenário do SarauVa. Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Também é um desrespeito à memória das cidades e cidadãos “Nós somos filhos da capital, nossos pais ajudaram a construir essa cidade.”

O alerta classificou os destinos de viagem em quatro categorias, divididas entre os níveis 1 e 4 (da mais segura para a mais arriscada). As precauções foram definidas como “exercer cuidados normais”, “tomar cuidados maiores”, “reconsiderar viagem” e “não viajar”. O Brasil ficou na segunda categoria.

Max Maciel, do R.U.A.S Foto: Mídia NINJA

Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Mei Mei Bastos. Foto: Mídia NINJA

Vale ressaltar que no mesmo momento que surge o alerta, a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social apresenta um balanço que aponta índices de homicídios menores nas últimas 30 décadas.

Diversos artistas locais participaram do Sarau, dando apoio e trazendo a força da cultura local e potência da cidade mas populosa do DF.

Japão Viela 17 . Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Casa Ipê  Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA

Foto: Amanda Barros/Mídia NINJA