A troca só foi percebida no momento em que seria incinerada; polícia civil investiga o caso

.

Apreendida em 2013 em Itatiba, interior de São Paulo, 593 kg de maconha que seriam incinerados no último dia 15/03, em uma delegacia na zona norte da capital, foram trocados por tijolos baianos e desapareceram, de acordo com reportagem de Josmar Jozino, da Ponte Jornalismo. A Polícia Civil investiga quem trocou e qual foi o destino da droga.

Segundo a reportagem, a troca só foi notada por promotores de justiça que acompanhavam a incineração e perceberam a diferença de peso, então decidiram abrir o conteúdo para verificar. Nem a delegacia, nem a corregedoria da Polícia Civil se manifestaram sobre o caso.

A droga apreendida há 6 anos foi encontrada dentro de um caminhão que carregava balcões de pias. Um dos policiais envolvidos na apreensão, no entanto, acabou preso em 2017, acusado de traficar anabolizantes.

Apreensões de drogas

O Estado de São Paulo responde pelo maior número de casos de apreensões de drogas do país, um total de 160 toneladas somente em 2016, de acordo com estimativa do Anuário Estatístico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A droga que tem mais volume é a maconha, que segundo a pesquisa ‘Apreensões de Drogas no Estado de São Paulo’, do Instituto Sou da Paz, contabilizou 121,7 toneladas em 2017, muito superior à drogas como cocaína e crack, com 15,1 toneladas e 1,5 tonelada respectivamente.

Na capital, o jornal Estado de S.Paulo apurou que entre janeiro de 2015 e maio de 2016 dez bairros da capital paulista respondiam por 51,18% das 9,6 toneladas apreendidas nesse período, a maioria nas periferias. São eles: Jardim Miriam (Zona Sul), Santo Amaro (Zona Sul), Ponte Rasa (Zona Leste), Brás (Centro), Vila Matilde (Zona Leste), Campos Elíseos (Centro), Vila Alpina (Zona Leste), Vila Jacuí (Zona Leste), Cidade Tiradentes (Zona Leste) e Capão Redondo (Zona Sul).