Após Bolsonaro chamar os nordestinos de “analfabetos” por votar em Lula, uma onda de orgulho do Nordeste invadiu as redes às vésperas do Dia do Nordestino

Alcione e Juliette repudiaram fala preconceituosa de Bolsonaro. Fotos: Reprodução

Por Mauro Utida

Uma das tags mais comentados nesta sexta-feira (7) no Twitter é “Nordestinos Contra Bolsonaro”. O termo explodiu após a fala preconceituosa de Jair Bolsonaro (PL), ao chamar os nordestinos de analfabetos e sem cultura. O candidato à reeleição associou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste no primeiro turno das eleições ao analfabetismo na região.

A declaração de Bolsonaro aconteceu durante uma “live”, na quarta-feira (5). Esta não foi a primeira vez que Bolsonaro se dirigiu de forma preconceituosa contra os nordestinos, ele já havia usado termos como “cabeça chata” e “pau de arara”, anteriormente.

Muitos nordestinos usaram as redes para pedir respeito do cidadão que ocupa o cargo de presidente da República, além de criticar eleitores de Bolsonaro que fizeram diversos ataques xenofóbicos contra os nordestinos após o resultado das eleições no último domingo (2), quando Lula foi o mais votado e venceu em todos os estados nordestinos.

Vestida com a estampa da bandeira do Maranhão, a cantora Alcione mandou um recado a Bolsonaro pelas suas palavras preconceituosas e pediu respeito ao povo nordestino.

A ex-BBB Juliette também desprezou as falas repugnantes sobre o Nordeste, mas avisou que a resposta virá nas urnas no próximo dia 30, seguido de um emoji de coração. “Queria estar surpresa com as falas preconceituosas sobre o Nordeste, mas não estou. Nem com a pessoa, nem com a atitude. Esse é o reflexo de um pensamento raso, desinformado e maldoso, escreveu.

Orgulho de ser nordestino

Às vésperas do Dia do Nordestino, que acontece neste sábado (8), já há uma grande campanha para as pessoas se manifestarem nas redes postando algo que mostre o orgulho de ser nordestino. A tag #OrgulhoDoNordeste ou #nordesteéamor deverá bombar amanhã.

A cantora Daniela Mercury já saiu na frente e postou na manhã desta sexta um vídeo enaltecendo os resultados alcançados no primeiro turno das eleições nos estados nordestinos.

No primeiro turno, o Nordeste foi a região onde Lula e Bolsonaro tiveram a maior diferença de votos. Lula fez 67% dos votos válidos, já o candidato do PL atingiu 26,8%. O petista também venceu no Norte enquanto Bolsonaro saiu vitorioso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Em campanha em São Bernardo do Campo (SP), Lula fez um apelo nesta quinta-feira (6) para que “quem tiver uma gota de sangue nordestino” não vote no presidente Jair Bolsonaro (PL), seu adversário na disputa do segundo turno das eleições.

“Eu queria pedir para vocês que vocês mandassem telefonema para os parentes de vocês no Nordeste. Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país. Ele tem que aprender uma lição”, continuou Lula.

Leia mais:

Nordestinos voltam a ser alvo de xenofobia após resultado das eleições

Bolsonaro faz bloqueio bilionário na educação e coloca universidades públicas em risco

É urgente a derrubada do veto de Bolsonaro ao reajuste da merenda escolar