Por Carla Casto / Copa FemiNINJA

Foto: Reprodução Olimpíada Todo Dia / Brasil conquistou pela sétima vez o título do Torneio Internacional de futebol feminino ao derrotar a Itália por 5 a 3 na Arena da Amazônia, em Manaus

O brasileiros nos quatro cantos do mundo vão acompanhar o terceiro jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino da França. A partida, que começa às 16h (horário de Brasília), acontecerá no Estádio Hainautem, em Valenciennes, nesta terça-feira, 18. As italianas lideram o grupo C, enquanto o Brasil ocupa 2º lugar. A trajetória das italianas na competição soma duas vitórias e chama a atenção por terem levado apenas um gol. As brasileiras venceram na primeira rodada de 3 a 0 da Jamaica e perderam para as australianas por 3 a 2. A superação deve ser a marca da partida desta frente as italianas. O jogo fecha a 1ª fase da Copa.

Ganhando ou empatando o Brasil está na próxima fase. Caso perca, desde que seja por um saldo de gols pequeno ainda permite que as brasileiras avancem no campeonato. Neste caso, o time de Vadão teria que aguardar até a próxima quinta-feira para ver a combinação de jogos. Se as jamaicanas vencerem as australianas, a combinação favorece o Brasil, já que teríamos um empate triplo em pontos. Hoje, os saldos são de +2 para o Brasil, 0 para a Austrália e -8 para a Jamaica.

A melhor saída para as brasileiras é encerrar com o 3º lugar e torcer pelos resultados. A maior parte dos grupos terá um terceiro colocado com no mínimo três pontos, situação que pode ser um revés para o Brasil. As melhores combinações para a seleção verde e amarela são: nos Grupos D, E e F, empates em Argentina x Escócia, Camarões x Nova Zelândia e Chile x Tailândia. Caso dois dos três jogos encerrem empatados, a classicação do Brasil estaria garantida, pois nenhum deles somaria três pontos no torneio. Já no grupo A, a melhor arranjo seria se a França e a Noruega superassem a Nigéria e a Coreia do Sul, respectivamente. Desta maneira, as africanas ficariam com três pontos e saldo negativo de -1. Uma derrota da África do Sul para a Alemanha e uma goleada na partida entre China e Espanha para qualquer um dos lados são favoráveis ao Brasil.

Jogadora do Milan, a brasileira Thaisa Moreira avalia que a equipe tem potencial para vencer a Itália. “Eu acho que o futebol italiano agregou no meu jogo a parte tática, eles têm algo a mais e são conhecidos pela tática. Esse estilo italiano eu aprendi e tem agregado muito no meu estilo de jogo. Acho que vai ser difícil, elas estão bem taticamente, mas nós temos muito potencial. A gente tem estudado muito elas e vamos determinadas para uma vitória”, disse Thaisa. A meio-campista não terá Formiga ao lado que levou o segundo cartão amarelo no jogo contra a Austrália. Em seu lugar, Andressinha deve buscar brilhar na partida.

As italianas estrearam fazendo 2 a 1 nas australianas. Na segunda rodada do grupo, aplicaram 5 a 0 na Jamaica. O score faz com que elas não necessitem vencer o Brasil, pois já estão classificadas e com saldo de gols. Quanto aos retrospecto entre Brasil e Itália, as seleções se enfrentaram em jogos amistosos no Torneio de Manaus, onde o Brasil venceu na fase de grupo por 3 a 1 e na decisão da competição por 5 a 3. Após, as duas equipes não voltaram a se encontrar em campo.