Foto: Getty

Texto de Luana Nunes e Juliane Castro para a Cobertura da Copa do Mundo Feminina da NINJA Esporte Clube.

A DESPEDIDA DAS BICAMPEÃS DO MUNDO! O jogo entre Suécia x Estados Unidos pelas Oitavas de Final foi um dos jogos mais emocionantes da Copa do Mundo Feminina de 2023. Com jogadas, finalizações e defesas incríveis; indo para a prorrogação e logo após para os pênaltis; com duas rodadas de pênaltis a vitória ficou com a Suécia fazendo o último pênalti que entrou por pouco no gol.

Com os times e torcidas eufóricas, o primeiro tempo começou com jogadas incríveis. As duas Seleções estavam vivíssimas para buscar a vitória e avançar para as Quartas de Final. Os Estados Unidos estavam com posse de bola maior que a Suécia encarando o gol com mais frequência e fazendo finalizações impecáveis, mas não o suficiente para vencer o primeiro tempo. O jogo terminou em zero a zero para ambos os times.

Na segunda etapa do confronto, as suecas vieram mais ligadas no jogo sufocando no campo das adversárias, mas a seleção Norte americana logo começou se impor, obrigando a goleira sueca a fazer uma defesaça. O jogo ficou pegado, as duas equipes criavam oportunidades mas não eram efetivas nas finalizações.

A partida seguia disputada, com o final do tempo regulamentar se aproximando as equipes começaram a se arriscar menos e ter mais cuidado nas jogadas. Em uma jogada espetacular do Estados Unidos, aos 43 minutos, Alex Morgan recebe e de cabeça manda pro gol mas a goleira Musovic estava inspirada e novamente faz uma grande defesa.

A prorrogação começou EMOCIONANTE! Com Rapinoe entrando no lugar de Alex Morgan e tentando buscar a vitória para os EUA. Nos dois tempos da prorrogação a Suécia se mostrou forte para tentar superar as invictas da Seleção Estadunidense. O jogo seguia, tecnicamente, equilibrado com ataques e finalizações de ambas equipes, a goleira Musovic tinha mais trabalho em campo, o gol não saía e o jogo se aproximava das penalidades máximas. Fim da prorrogação e vamos à primeira disputa de pênalti na Copa do Mundo Feminina 2023.

As primeiras batedoras concretizam, até que Bjorn isola pras suecas, logo em seguida Rapinoe também isola, tudo igual! Mas a goleira norte americana pega e fica a frente do placar, Smith isola e novamente tudo igual. O Estados Unidos desperdiça mais uma cobrança e Hurtig em uma cobrança que precisou ser checada pelo VAR coloca as suecas nas quartas de final.

A vitória ficou nos pênaltis, EUA marcou 4 e a Suécia marcou 5, consagrando a Suécia para as Quartas de Final, onde enfrentará o Japão e eliminando uma das favoritas na competição.