Foto: FIFA

Texto por Valquiria Monteiro para a Cobertura Colaborativa da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Nigéria e Inglaterra se enfrentam pela segunda vez em uma Copa do Mundo, dessa vez nas oitavas de final com direito a prorrogação, pênalti e cartão vermelho. As leoas levaram a melhor nos penais e garantiram a vaga nas quartas.

A Inglaterra entrou com sangue nos olhos se lançando ao ataque. Nos primeiros minutos a equipe nigeriana parecia nervosa, mas não demorou até se organizarem na defesa, o que obrigou a Inglaterra a trocar passes longos. A Nigéria aproveitou as laterais para ganhar velocidade no ataque e chegou a colocar uma bola no travessão dando trabalho para a Earps. Aos 25 minutos a zagueira nigeriana fez uma lambança e deu a melhor chance da partida para as inglesas, que não conseguiram passar por Nnadozie. Em um lance duvidoso, foi marcado pênalti aos 30 minutos numa falta da Ajibade, mas a árbitra foi chamada pelo VAR e voltou atrás na decisão. A Nigéria foi mais efetiva no ataque chegando a acertar o travessão, as inglesas não conseguiam passar do meio de campo com a bola no chão e a pressão nigeriana foi constante durante o primeiro tempo.

O segundo tempo começa com mais uma bola no travessão depois de uma cabeçada da jogadora nigeriana. A equipe africana cresceu mais ainda no jogo e dificultou a vida das inglesas chegando muito mais vezes ao ataque. Na metade da segunda etapa as equipes ficaram mais cautelosas e atacando pouco. Em uma jogada depois de um escanteio, Daly cabeceou forte e só não abriu o placar porque, Nnadozie fez uma linda defesa. Aos 85 minutos, Lauren James pisou na jogadora adversária de forma desleal com o jogo parado, recebeu amarelo, mas o VAR chamou a juíza, que corrigiu o cartão e expulsou a inglesa da partida. Ao contrário do que todos imaginavam, o jogo ficou mais morno. Parece que as equipes estavam apenas esperando o tempo extra.

A prorrogação deixou claro que as equipes estavam bem cansadas, mas a Nigéria teve mais posse de bola, chegando com mais facilidade e quase abriu o placar enquanto a Inglaterra parecia estar esperando pelos pênaltis.

Na etapa dos pênaltis, as duas equipes isolaram as duas primeiras batidas, mas a Inglaterra garantiu sua vaga marcando 4 contra 3 da Nigéria.