Documentários são os grandes destaques desta semana, com filmes como “O Território”, “5 Casas” e “O Grande Irmão – O Dia Que Durou 21 Anos 2”

“O Território”, um dos destaques desta semana. Foto: Divulgação

Por Sérgio Madruga

Os documentários marcam presença na segunda semana de estreias cinematográficas do mês de setembro. Este gênero tão importante para informar e fazer refletir, chega às salas de cinema em destaques como “O Território”, de Alex Pritz, trazendo a causa indígena como tema central; o premiado “5 Casas”, de Bruno Gularte Barreto, um dos destaques do Festival de Gramado 2022; e “O Grande Irmão – O Dia Que Durou 21 Anos 2”, de Camilo Tavares, que investiga e expõe o envolvimento do governo norte-americano com as forças militares brasileiras no golpe militar chileno de 1973.

Confira estas e outras estreias que entram em cartaz nesta quinta-feira (8) nos cinemas:

“O Território”

Documentário vencedor do Prêmio do Público e do Prêmio Especial do Júri no Festival Sundance de Cinema 2022, com direção de Alex Pritz e produção do consagrado cineasta Darren Aronofsky (“Mãe!” e “Cisne Negro”). O filme faz uma imersão na luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento e exploração ilegal de grileiros, garimpeiros e os demais invasores de terras na Amazônia.

Segundo o G1, a produção foi filmada principalmente em Rondônia, com participação de cineastas locais. Bitaté, um jovem Uru-eu-wau-wau e a indigenista Ivaneide Bandeira, traçam a linha narrativa do longa, se apropriando da linguagem audiovisual para denunciar desmatamentos, invasões de terras, queimadas e perseguições.

O documentário terá uma sessão especial de estreia nesta quinta-feira (8), às 20h, no CineSesc, em São Paulo. A exibição faz parte da programação do “Mês Amazônia: Passado, Presente e Futuro”. Estarão presentes o diretor Alex Pritz, Txai Suruí, Neidinha Bandeira, Bitaté Uru-eu-wa-wau, Tangãi Uru-eu-wa-wau e Gabriel Uchida, que realizam um bate-papo com mediação do jornalista e documentarista João Moreira Salles. O evento conta com o apoio da Mídia NINJA, Cine NINJA e Casa NINJA Amazônia.

Assista ao trailer do filme:

“5 Casas”

Longa de estreia do diretor e artista visual gaúcho Bruno Gularte Barreto, que faz uma viagem ao seu passado no interior do Rio Grande do Sul. Cinco casas e cinco histórias: uma velha professora lutando para manter sua casa de pé, um jovem que sofre agressões por se recusar a esconder sua identidade, uma freira sendo transferida da escola que regeu por décadas, um velho capataz de uma fazenda mal-assombrada e um menino cujos pais morreram há 20 anos. Histórias distintas, mas que juntas pintam um retrato pungente de um Brasil marcado por apagamentos e desigualdade. Na Mostra Gaúcha do 50º Festival de Cinema de Gramado, o filme venceu os Kikitos de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem e o Prêmio do Júri Popular.

Assista ao trailer do filme:

“Men – Faces do Medo”

Quando se trata de uma produção da A24, sabemos que vale a pena ficar de olho! Com direção de Alex Garland, “Men – Faces do Medo” explora o terror e o suspense através de simbolismos que tratam de uma questão urgente e real: a misoginia. Após uma tragédia pessoal, Harper se retira sozinha para uma bela casa de campo, na esperança de encontrar cura. Mas alguém ou algo da floresta ao redor passa a persegui-la. O que começa como um pavor fervente torna-se um completo pesadelo habitado por suas memórias e medos mais sombrios. O filme é estrelado pela atriz irlandesa Jessie Buckley, indicada ao Oscar 2022 de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme “A Filha Perdida”.

Assista ao trailer do filme:

“Aquilo Que Eu Nunca Perdi”

Documentário musical dirigido por Marina Thomé, que traz a intimidade e o processo criativo da artista Alzira E. Completando 45 anos de carreira, Alzira é referência na cena musical independente de São Paulo. A cantora, compositora e instrumentista sul-mato-grossense atravessa gerações na música contemporânea nacional. O filme reúne memórias da trajetória musical da cantora com parceiros artísticos ilustres como Ney Matogrosso, Arrigo Barnabé, Almir Sater, Alice Ruiz e Itamar Assumpção. O filme, que tem roteiro de Dellani Lima e produção de Marcia Mansur, venceu o prêmio de Melhor Filme no Festival In-Edit Brasil 2021.

Assista ao trailer do filme:

“Amira”

Filme do diretor egípcio Mohamed Diab, que aborda a questão da concepção através do material genético contrabandeado. Na Palestina, centenas de crianças foram concebidas por meio de fertilização in vitro com DNA de prisioneiros contrabandeados para fora das prisões israelenses. Esta foi a forma que conseguiram ter filhos, já que os presos são proibidos de ter contato físico com suas esposas. Com base nisto, o longa acompanha Amira, uma jovem de 17 anos que foi concebida com material genético contrabandeado de seu pai preso, Nawar. Mesmo com a barreira da prisão, a distância não faz com que Amira deixe de amar seu pai. Tudo muda quando é descoberto que Nawar, na verdade, é infértil. O elenco é formado por Saba Mubarak, Tara Abboud, Ali Suleiman, Ziad Bakri, entre outros. “Amira” fez parte da programação da 17ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, competiu na Mostra Orizzonti do Festival de Veneza 2021 e representou a Jordânia na corrida pelo Oscar 2022 de Melhor Filme Internacional.

Assista ao trailer do filme:

“O Grande Irmão – O Dia Que Durou 21 Anos 2”

Filme de Camilo Tavares, que após dez anos, traz a sequência do documentário de sucesso “O Dia Que Durou 21 Anos” (2012) – que denunciava a influência do governo dos Estados Unidos no golpe militar de 1964. Agora, o filme volta a expor a participação dos EUA em um golpe, só que desta vez, com a ajuda do governo militar brasileiro, no golpe que derrubou o presidente Salvador Allende, no Chile. Com documentação confidencial inédita, o filme mostra os antecedentes e os bastidores do dia 11 setembro de 1973, e a ditadura do general Pinochet, que durou 17 anos.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (1º)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (25)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (18)