Primeira semana de estreias do mês de outubro é marcada por poucos lançamentos, mas com destaques como o documentário “Lavra” e a comédia romântica LGBTQIAPN+ “Mais Que Amigos, Friends”

Filme de Lucas Bambozzi mostra a devastação causada por tragédias em mineradoras. Foto: Divulgação / Pandora Filmes

Por Sérgio Madruga

Após percorrer alguns festivais de cinema, o documentário “Lavra” de Lucas Bambozzi finalmente chega ao circuito comercial – sendo o grande destaque desta semana de estreias. Abordando tragédias ambientais (anunciadas, diga-se de passagem), Bambozzi relembra os casos de Brumadinho e Mariana, que devastou Minas Gerais, tirou vidas e impactou cidadãos das regiões.

Segundo o próprio diretor, o longa possui narrativa híbrida, misturando realidade e ficção, assim como “Enquanto Estamos Aqui”, outro lançamento do gênero documental. Este, aborda as vivências de imigrantes em uma grande cidade. Há também os blockbusters “Amsterdam”, com um elenco repleto de estrelas hollywoodianas e “Mais Que Amigos, Friends”, uma comédia romântica focada em um casal gay. Fechando a seleção, a comédia brasileira “Os Suburbanos – O Filme”, originada da série televisiva homônima, estrelada pelo humorista carioca Rodrigo Sant’anna.

“Lavra”

Documentário híbrido, que mistura ficção e realidade sobre um dos inúmeros problemas vividos no Brasil: os crimes ambientais. Com direção de Lucas Bambozzi e roteiro de Christiane Tassis, o filme aborda os impactos da mineração em Minas Gerais, acompanhando a personagem Camila, que retorna à sua terra natal e se depara com uma paisagem devastada. Baseando-se nos tristes casos de Brumadinho (2019) e Mariana (2015), o longa se vale do estilo road movie, no qual a trajetória da protagonista a leva para lugares e pessoas que foram impactadas pela destruição provocada pelo capitalismo em detrimento da natureza.

Em agosto, o diretor bateu um papo com a Cine NINJA sobre o processo de criação e produção do documentário, destacando seu potencial em denunciar mazelas e promover mudanças: “Esse é não é um filme que fala da morte, mas das necessidades de avanço. Não basta só se conscientizar, tem que partir para ação”, afirmou Lucas.

Assista ao trailer do filme:

“Enquanto Estamos Aqui”

Com direção e roteiro de Clarissa Campolina e Luiz Pretti, o filme foi filmado no Brasil, em Berlim e Nova York, documentando o diário de viagem da libanesa Lamis e do brasileiro Wilson, ambos imigrantes em Nova York. Ela, acabou de chegar, já ele, mora ilegalmente na cidade há 10 anos. Uma narrativa híbrida construída e abordada de forma poética. Crônicas sobre vivências em tempos de globalização, abordando medos, desejos e dúvidas. Conforme divulgado, eles nunca aparecem na tela, apenas os ouvimos pelas dublagens, tornando a experiência ainda mais intimista e lúdica. O elenco é formado por Mary Gatthas, Marcelo Souza e Silva e Grace Passô.

Assista ao trailer do filme:

“Amsterdam”

Com direção de David O. Russell, o longa mistura gêneros como drama, comédia e suspense, em trama ambientada nos Estados Unidos dos anos 30. Três amigos testemunham um assassinato, mas acabam virando suspeitos do crime. A partir disso, o trio investiga e descobre um caso alarmante para a história norte-americana. Mas na verdade, o que chama a atenção no filme é o elenco estrelado, com nomes como Margot Robbie, John David Washington, Anya Taylor-Joy, Robert De Niro, Rami Malek, Zoë Saldaña e até mesmo a cantora e compositora Taylor Swift.

Assista ao trailer do filme:

“Mais Que Amigos, Friends”

Filmes indie que retratam a comunidade LGBTQIAPN+ tem aos montes – e isso é ótimo! Mas quando olhamos para produções do mainstream, ainda faltam longas que abordam diversidade de forma “leve” e “natural”. O filme vem sendo divulgado pelo estúdio como “a primeira grande comédia romântica gay”. Com direção de Nicholas Stolles, o filme é protagonizado por Billy Eichner e Luke Macfarlane: Bobby e Aaron se conhecem em uma balada, começam a conversar e acabam ficando íntimos. Apesar de inúmeras diferenças, os dois acabam se apaixonando e construindo um laço cheio de cumplicidade.

Assista ao trailer do filme:

“Os Suburbanos – O Filme”

Comédia nacional assinada por Luciano Sabino e derivada da série homônima do canal por assinatura Multishow. Protagonizado por Rodrigo Sant’anna, o filme conta a história de Jefinho, morador do subúrbio carioca e que sonha em fazer sucesso como cantor de pagode. A vida do personagem começa a mudar quando seu videoclipe viraliza na internet. O elenco conta também com Babu Santana, Carla Cristiana Cardoso, Nando Cunha, Wagner Trindade; além de participações especiais de nomes como Jojo Todynho e Rafael Portugal.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (29)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (22)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (15)