O grande vencedor do Festival de Gramado 2022, “Noites Alienígenas”, está entre as estreias desta semana

“Noites Alienígenas”. Foto: Divulgação/Vitrine Filmes

Após rodar festivais e sair aclamado no Festival de Gramado 2022, “Noites Alienígenas”, filme de Sérgio de Carvalho, finalmente chega ao circuito cinematográfico comercial. Em Gramado, o longa conquistou cinco Kikitos, incluindo de Melhor Filme, além de uma Menção Honrosa – tornando-se a primeira produção do Acre a ser premiada no festival.

As estreias da semana contam também com “Memória Sufocada”, documentário de Gabriel Di Giacomo, que lança um olhar sobre a Ditadura Militar e a tortura no Brasil a partir da perspectiva atual. Outro documentário que entra em cartaz é “Um Samurai em São Paulo”, de Débora Mamber Czeresnia, que conta a bela história de vida do mestre de karatê Taketo Okuda.

Chegam às telonas também o thriller misterioso “Os Cinco Diabos”, de Léa Mysius, e “A Esposa de Tchaikovsky”, de Kirill Serebrennikov, indicado à Palma de Ouro e ao Queer Palm, em Cannes 2022.

“Noites Alienígenas”

Filme de Sérgio de Carvalho, que expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre. O elenco é formado por Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace, Jefferson Xavier e Kika Sena.

Assista ao trailer do filme:

“Memória Sufocada”

Coronel Ustra é o único militar condenado como torturador durante a Ditadura. O ex-presidente Jair Bolsonaro o exalta como um herói. Mas qual é a verdade? Através de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente. Documentário escrito e dirigido por Gabriel Di Giacomo.

Assista ao trailer do filme:

“Um Samurai em São Paulo”

O japonês Taketo Okuda foi um dos grandes mestres de karatê dos nossos tempos. Sua infância foi marcada pela Segunda Guerra, e ele foi preparado para ser um guerreiro pronto para matar ou morrer. Okuda foi enviado ao Brasil para difundir a arte marcial das mãos vazias. Sua trajetória, de professor de campeões a um mestre em busca da transcendência, é narrada por uma de suas alunas, uma brasileira neta de sobreviventes do Holocausto. Esse encontro de dois personagens tão distintos investiga os significados profundos da arte marcial e da autodefesa diante de um mundo ameaçador. Com direção de Débora Mamber Czeresnia.

Assista ao trailer do filme:

“Os Cinco Diabos”

Vicky é uma garotinha estranha e solitária que possui um dom mágico: o poder de reproduzir qualquer perfume que ela goste, guardando-os em frascos cuidadosamente identificados. Ela capturou o perfume de de sua mãe, Joanne, por quem nutre um amor selvagem e excessivo. Quando Julia, a irmã de seu pai, aparece em suas vidas, Vicky reproduz seu cheiro e é transportada para memórias sombrias e arcaicas que a levam a descobrir os segredos de sua aldeia, família e sua própria existência. O filme é dirigido por Léa Mysius e conta com um elenco  formado por nomes como Adèle Exarchopoulos, Sally Dramé e Swala Emati.

Assista ao trailer do filme:

“A Esposa de Tchaikovsky”

Antonina Miliukova é uma jovem aristocrata bonita e brilhante, que possui uma única obsessão: se casar com Pyotr Tchaikovsky. Mesmo sem sentir amor por ela e culpando-a por seus infortúnios e colapsos, o compositor decide aceitar a união apenas para acabar com os rumores sobre sua sexualidade. As tentativas brutais de Tchaikovsky de se livrar de sua esposa são angustiantes para Antonina, que, consumida por seus sentimentos por ele, decide suportar tudo para ficar ao lado de seu grande amor. O filme é dirigido por Kirill Serebrennikov e estrelado por Alyona Mikhailova, Odin Lund Biron, Miron Fedorov, Yuliya Aug, Filipp Avdeev e Andrey Burkovskiy.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (23)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (16)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (9)