Circuito semanal é marcado por produções brasileiras, com destaque para “Duetto”, estrelado pela incrível Marieta Severo

Além de Marieta, o elenco do longa conta com Michele Morrone, Luisa Arraes, Gabriel Leone e Maeve Jinkings. Foto: Divulgação / Mariana Vianna

Por Sérgio Madruga

A última rodada de estreias cinematográficas do mês de setembro está muito bem representada por filmes nacionais. Entre os destaques, estão o novo filme com Marieta Severo, “Duetto” – longa que se passa nos anos 60, em meio a ditadura militar. “Lima Barreto, Ao Terceiro Dia”, filme sobre o escritor Lima Barreto, um dos grandes nomes da literatura brasileira, também marca presença nas salas de cinema. Destaque também para o documentário de Giuseppe Tornatore, “Ennio, O Maestro”, explorando a vida e carreira do compositor e maestro italiano Ennio Morricone.

“Duetto”

Escrito por Rita Buzzar e João Segall, o filme revela a dor de três mulheres após a morte de Marcelo. A trama se passa no Brasil e na Itália de 1965 – durante a ditadura militar -, e conta com elenco dos dois países: Marieta Severo, Luisa Arraes, Gabriel Leone e Maeve Jinkings atuam ao lado dos atores italianos Michele Morrone, Elisabetta de Palo e Giancarlo Giannini. O ator Rodrigo Lombardi faz uma participação no longa, que tem direção assinada por Vicente Amorim.

Depois da trágica morte de seu pai em um acidente de carro, Cora viaja com a avó para sua cidade natal, Apúlia. Entre o passado familiar, os dramas e histórias da cidade italiana, Cora trilhará seu caminho para a maturidade e a vida adulta.

Assista ao trailer do filme:

“Lima Barreto, Ao Terceiro Dia”

Uma cinebiografia dirigida por Luiz Antônio Pilar e estrelada por Luis Miranda e Sydney Santiago Kuanza. Nos três últimos dias de sua internação em um manicômio, o escritor Lima Barreto, que lutava contra problemas como depressão e alcoolismo, relembra sua vida como jovem autor enquanto escrevia “Triste Fim de Policarpo Quaresma” (1915), uma de suas principais obras. Aos 42 anos de idade, o artista fantasia sobre os personagens que criou e tem alucinações constantes que a todo instante o remetem à sua juventude. As duas versões de Lima Barreto também se confrontam com os personagens do romance, que ganham vida e aparecem em cena de forma misteriosa.

Assista ao trailer do filme:

“Os Escravos de Jó”

Os estudantes Samuel e Yasmina se apaixonam. Porém, eles precisam vencer muitas distâncias, dificuldades e preconceitos para afirmarem seu amor. Fantasmas da história e personagens do passado e do presente, cruzam os caminhos do jovem casal, arrastando-os para um inesperado destino. Direção assinada por Rosemberg Cariry e elenco formado por nomes como o veterano e lendário Antônio Pitanga, Daniel Passi e Daniela Jesus.

Assista a uma cena do filme:

“Mudança”

O diretor e roteirista Fabiano de Souza nos insere numa trama baseada em 1985, enquanto o Congresso elege Tancredo Neves pelo voto indireto. Reinaldo e seu filho, Caio, voltam da praia para festejar em Porto Alegre. O pai espera uma promoção, enquanto o filho quer apenas que o tempo passe. O país respira mudança – ou apenas sonha com ela. O elenco do filme é formado por Gustavo Machado, Guili Arenzon, Rosane Mulholland, Fernando Alves Pinto, Maria Carolina Ribeiro, Lui Strassburger, Pâmela Machado, Nelson Diniz e João Pedro Prates.

Assista ao trailer do filme:

“No Outro Encontro Você”

Um filme de André Bushatsky, que nos apresenta quatro amigos que se conhecem desde a infância. O grupo se reúne para uma viagem de ano novo para o sítio da família dos irmãos Bia e Marcelo. Após a morte da mãe, o pai dos dois colocou a casa à venda. Assim, os últimos dias do ano tornam-se os últimos na casa onde os irmãos e o casal Michele e Rodrigo terão que confrontar histórias e apegos ao passado enquanto fingem não ver o próprio fracasso. O drama com dilemas das relações interpessoais conta com elenco formado por Julia Ianina, Bruno Autran, Carol Tilkian e Geraldo Rodrigues.

Assista ao trailer do filme:

“Mi Iubita, Meu Amor”

Filme que marca a estreia da atriz Noémie Merlant na direção, além da mesma estrelar o longa. Noémie fez sucesso no longa “Retrato de Uma Mulher em Chamas” (2019), e agora traz um drama/romance em que vive Jeanne, uma mulher que viaja pela Romênia com três amigas para sua despedida de solteira. Quando o carro delas é furtado com todos os pertences que tinham, elas se abrigam na casa de Nino e sua família. A partir do acontecimento, nasce uma inesperada paixão entre o jovem de 17 anos e a noiva prestes a se casar. O longa estreou no Festival de Cannes, em 2021 e agora chega ao circuito comercial brasileiro.

Assista ao trailer do filme:

“Ennio, O Maestro”

Filme de Giuseppe Tornatore, diretor de “Cinema Paradiso” (1988) sendo este, o único documentário desta semana. O cineasta homenageia a carreira do lendário compositor italiano Ennio Morricone (1928-2020), que foi duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de 500 trilhas sonoras. Com entrevistas e depoimentos de artistas e diretores como Quentin Tarantino, Quincy Jones, Bruce Springsteen, John Williams e Clint Eastwood, o longa traz fatos nunca revelados sobre o compositor, como seu amor por xadrez, que pode ter ajudado em suas composições e seus pensamentos por trás de cada faixa.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (22)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (15)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (8)