Entre as estreias desta semana, selecionamos cinco produções nacionais e coproduzidas por outros países, que se destacam por suas temáticas abordadas

“Virar Mar”, uma das estreias desta semana. Foto: Divulgação / Vitrine Filmes

Por Sérgio Madruga

O cinema nacional marca presença no circuito de estreias desta semana. A partir desta quinta-feira (28), as salas de cinemas recebem longas com diferentes propostas de instigar a reflexão em seus espectadores. Temas como sustentabilidade, política, família, luto e cultura, se fazem presentes na seleção de obras que a Cine Ninja indica para você correr ao cinema mais próximo e assistir.

“Virar Mar”

Partindo do ponto de que este é um filme experimental e de narrativa híbrida (documentário e ficção), podemos esperar que “Virar Mar” é mais do que apenas um longa, e sim, uma experiência. Trata-se de uma coprodução Brasil e Alemanha, dos diretores Danilo Carvalho e Philipp Hartmann, que usam a água como metáfora e pano de fundo para debater sobre a existência humana – além de propor um diálogo acerca das mudanças climáticas.

O longa coloca em paralelo o Sertão Brasileiro e os pântanos de Dithmarschen, no norte da Alemanha. Locais com diferentes questões em relação ao problema da água. Enquanto um vive longos períodos de seca e desertificação, o outro sofre com o aumento do nível do mar.

Assista ao trailer do filme:

“Aos Nossos Filhos”

Com direção da atriz portuguesa Maria de Medeiros, o drama “Aos Nossos Filhos” é uma adaptação da peça homônima, de Laura Castro – que também assina o roteiro ao lado da diretora – e conta a história de Vera, uma mulher que lutou contra a ditadura militar e ainda carrega traumas do passado. Sua filha Tânia, é lésbica e deseja ter um bebê com sua mulher através de uma inseminação artificial, situação esta, que sua mãe desaprova. Vera, que sempre foi uma mulher progressista, se vê confrontada com o seu passado e suas escolhas quando não consegue aceitar as decisões e o relacionamento homoafetivo de sua filha. A história propõe diversas reflexões sobre temas relevantes, como diferenças geracionais, adoção e soropositividade.

O elenco conta com incríveis e veteranos Marieta Severo e José de Abreu, além de Laura Castro, Marta Nóbrega, Aldri Anunciação, Ricardo Pereira e Cláudio Lins. O filme estreou na França em fevereiro deste ano, depois passou por mais de 20 festivais pelo mundo, incluindo o Festival do Rio, em 2019, e o Festival de Havana, em 2020.

Assista ao trailer do filme:

“Brasil | África – Um Elo Natural”

Documentário de Dener Giovanini, que mostra as similaridades entre o Brasil e o continente africano, em termos sociais e ambientais. Há milhões de anos, Brasil e África eram um só território, o supercontinente Gondwana. “Brasil | África – Um Elo Natural” apresenta histórias que demonstram as semelhanças do povo brasileiro e o africano, mesmo após a transformação geológica.

Assista ao trailer do filme:

“Poetas do Céu”

Do diretor mexicano Emílio Maillé, “Poetas do Céu” faz uma viagem pelo mundo da pirotecnia. O documentário é uma coprodução Brasil, México e França, e mostra os principais criadores dessa arte, seus processos criativos e afetivos, além de transportar os espectadores aos principais festivais ligados aos fogos de artifício. O que simplesmente parece ser uma celebração efêmera, começa a propor diálogos lúdicos e metafóricos sobre a vida. Uma oportunidade para aprender e conhecer mais sobre essa atividade milenar, e que está tão presente na cultura mundo afora.

Assista ao trailer do filme:

“Fado Tropical”

O reencontro de irmãos após a morte de um pai. Não, isso não é um spoiler. “Fado Tropical”, uma coprodução Brasil e Portugal, apresenta os irmãos brasileiros Isabel e Antônio, que se reencontram na cidade de Lisboa, após o falecimento de seu pai. A reaproximação misturada com o luto, fazem a dupla embarcar em uma viagem emocionante pelo país natal daquele que acaba de partir. Com direção de Cavi Borges, o filme tem no elenco os atores Jorge Caetano, Patricia Niedermeier, Felipe Bond e Úrsula Corona.

Assista ao trailer do filme: