Penúltima semana de estreias de setembro marca o tão esperado lançamento de “A Mulher Rei”, com a premiada atriz Viola Davis

Viola Davis é Nanisca em “A Mulher Rei”. Foto: Divulgação / Sony Pictures Brasil

Por Sérgio Madruga

Não adianta, está é a semana de Viola Davis e seu mais novo filme “A Mulher Rei”. O blockbuster norte-americano pode até fazer parte dos grandes lançamentos que ofuscam produções menores, mas neste caso, o filme tem o diferencial de ser produzido e estrelado por mulheres negras, além de contar uma história real importante de ser difundida.

Em entrevista no tapete vermelho do TIFF 2022 (Festival de Cinema de Toronto), a atriz falou sobre a importância do público apoiar o filme e assisti-lo ainda no final de semana de estreia – ação que validará a presença de mulheres negras em grandes produções.

A penúltima semana de estreias do mês de setembro conta também com outros destaques, como as produções nacionais “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy – baseado na obra de Clarice Lispector -, o documentário “Os Ossos da Saudade”, de Marcos Pimentel e “Cordialmente Teus”, de Aimar Labaki.

Confira essas e outras estreias a seguir:

“A Mulher Rei”

Estrelado pela incrível Viola Davis e com direção de Gina Prince-Bythewood, o longa acompanha a guerreira lendária que liderou um exército de mulheres para libertar pessoas escravizadas. A trama é baseada em eventos reais, que aconteceram no Reino do Daomé, um dos estados mais poderosos da África nos séculos 18 e 19. Mostra a jornada épica da General Nanisca, enquanto ela treina uma nova geração de recrutas e as prepara para uma batalha decisiva. Além de Davis, o elenco conta com outros grandes nomes, como Lashana Lynch, Thuso Mbedeu, Masali Baduza e Lupita Nyong’o.

Viola Davis esteve no Brasil para divulgar o longa, foi entrevistada por Maju Coutinho para o Fantástico, além de participar de um encontro muito especial com diversos artistas negros brasileiros, como Iza, Lázaro Ramos, Taís Araujo e Zezé Motta.

Assista ao trailer do filme:

“O Livro dos Prazeres”

Baseado na obra da renomada escritora Clarice Lispector, o filme tem direção de Marcela Lordy e conta a história da professora Lóri. A educadora dá aulas no ensino fundamental e vive uma rotina monótona e melancólica entre tarefas de trabalho e relações escondidas sem nenhuma possibilidade de conexão. Eventualmente, ela conhece Ulisses, um professor de filosofia provocador e cheio de ego, que provoca uma grande mudança em Lóri. O elenco conta com Simone Spoladore, Javier Drolas, Gabriel Stauffer, Felipe Rocha, Leandra Leal, entre outros.

Assista ao trailer do filme:

“Desterro”

Drama de Maria Clara Escobar, com elenco formado por nomes como Carla Kinzo, Otto Jr, Bárbara Colen, Romulo Braga, Isabel Zua, entre outros. O filme nos apresenta Laura, uma mulher que a partir de inquietações decide sair de casa rumo à uma jornada pessoal sem rumo definido. Em um percurso de autodescoberta, ela se depara com situações e outras histórias de vida que irão reconfigurar suas ideias. O filme participou do 49º Festival Internacional de Cinema de Roterdão.

Assista ao trailer do filme:

“Os Ossos da Saudade”

Documentário de Marcos Pimentel, que fala sobre ausência – narrado a partir das vivências de pessoas que experimentam sentimentos de falta e distância, espalhados pelo Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Questões acerca do corpo, de paisagens, memórias e o tempo, em uma viagem pelos territórios da memória, da representação e do pertencimento. O filme também faz parte da 16ª edição do festival CineBH.

Assista ao trailer do filme:

“Não Se Preocupe, Querida”

Filme de Olivia Wilde, que tem dado o que falar nas últimas semanas – mais por assuntos dos bastidores do que pela obra em si. Com Florence Pugh e Harry Styles no elenco, o filme apresenta o casal Alice e Jack, que vivem em uma comunidade secreta e experimental na década de 1950, chamada Projeto Victory. Mas como todo projeto desta natureza, existem segredos, que Alice começa a se questionar e duvidar se aquela realidade é mesmo o que parece ser. O filme estreou recentemente no 79º Festival de Cinema de Veneza.

Assista ao trailer do filme:

“Cordialmente Teus”

Longa de Aimar Labaki, que narra situações cotidianas marcadas por violência e desigualdade, em diferentes períodos do Brasil. Uma revolta de pessoas escravizadas numa fazenda de café, a tortura de um indígena, o sequestro de um embaixador, judeus se escondendo da Inquisição, uma torturada que revê seu torturador na plateia para a qual conta o crime cometido por ele, entre outras histórias que denunciam realidades nuas e cruas brasileiras. Segundo a crítica de Naief Haddad (Folha de S.Paulo), o filme se encaixa perfeitamente com o momento atual do Brasil: “O filme mostra, de modo engenhoso, como o bolsonarismo não é um ponto fora da curva na trajetória do país, mas um fenômeno resultante de séculos de intolerância, repressão e patrimonialismo”, escreveu.

Assista ao trailer do filme:

“O Perdão”

Coprodução Irã/França, dirigida por Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha. Mina descobre que seu marido Babak era inocente do crime pelo qual foi executado. Essa informação vira sua vida de cabeça para baixo. As autoridades pedem desculpas e a oferecem uma compensação financeira. Para salvar a honra de seu marido, Mina inicia uma batalha árdua contra as autoridades. O filme fez parte da seleção oficial do 71º Festival de Berlim, em 2021.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (15)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (8)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (1º)