Semana de estreias tem indicado ao Oscar 2023 de Melhor Filme e dois documentários nacionais imperdíveis

“Entre Mulheres”, de Sarah Polley. Foto: Divulgação/Universal Pictures Brasil

Filmes já aclamados pela crítica marcam presença nesta semana de estreias, com destaque para “Entre Mulheres”, de Sarah Polley, que é o único filme dirigido por uma mulher na disputa ao Oscar de Melhor Filme neste ano. A lista conta conta também “Close”, de Lukas Dhont, premiado em Cannes e um dos indicados na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2023.

Chegam aos cinemas também os documentários nacionais “Muribeca”, de Alcione Ferreira e Camilo Soares, que resgatam a história de resistência dos moradores de um conjunto habitacional no Recife; e “Rio Negro”, de Fernando Souza e Gabriel Barbosa, que recontam a história do Rio de Janeiro a partir contribuição da população negra.

Confira estes e outros filmes que entram em cartaz nesta quinta-feira (2):

“Entre Mulheres”

A história de oito mulheres menonitas que sobem em um palheiro para realizar uma reunião secreta. Nos últimos dois anos, cada uma dessas mulheres e mais de cem outras meninas em sua colônia, têm sido repetidamente drogadas e estupradas durante à noite pelos homens que lá residem, dizendo que demônios estão vindo para puni-las por seus pecados. Enquanto os homens estão fora, estas mulheres têm 48 horas para deliberar entre si e decidir se não fazem nada, ficam e lutam, ou fogem. Direção de Sarah Polley e elenco formado por nomes como Jessie Buckley, Rooney Mara e Ben Whishaw.

Assista ao trailer do filme:

“Muribeca”

Diante da iminente transformação de seus lares em uma verdadeira cidade fantasma, moradores do Conjunto Habitacional Muribeca expressam a morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos. O desaparecimento do bairro (em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco) devido a problemas estruturais, à especulação imobiliária e a um longo e turvo imbróglio entre moradores e órgãos responsáveis pela obra é testemunhado a partir de resiliências e resistências, de paisagens afetivas e lembranças que ora buscam abrigo na nostalgia, ora reacendem a chama resoluta da esperança. Direção e roteiro de Alcione Ferreira e Camilo Soares.

Assista ao trailer do filme:

“Rio Negro”

Documentário que apresenta um olhar possível para a história do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade. A partir de entrevistas e amplo material de arquivo, a narrativa busca desvelar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto “civilizatório” das elites brancas. O filme confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro. Direção e roteiro de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa.

Assista ao trailer do filme:

“Close”

A amizade entre dois jovens meninos de treze anos, Leo e Remi, de repente é interrompida. Buscando entender o que aconteceu, Léo acaba se aproximando de Sophie, mãe de Rémi, em uma jornada de amizade e responsabilidade. Direção de Lukas Dhont e elenco formado por nomes como Eden Dambrine, Gustav De Waele e Emilie Dequenne.

Assista ao trailer do filme:

“Creed III”

Depois de dominar o mundo do boxe, Adonis Creed vem prosperando tanto na carreira quanto na vida familiar. Quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe, Damian, ressurge depois de cumprir uma longa sentença na prisão, ele está ansioso para provar que merece sua chance no ringue. Damian pede a ajuda de Creed para que ele o ajude a voltar para os campeonatos de luta. Apesar de tudo, dezoito anos na prisão mudam a pessoa e Damian não está nada satisfeito que Creed “tomou seu lugar” no ringue de boxe. Dois velhos amigos então vão lutar para enfrentar seus passados juntos e enfrentar o futuro que os aguarda. O ator Michael B. Jordan assina a direção e estrela a terceira parte desta franquia.

Assista ao trailer do filme:

“Belas Promessas”

Clémence é a prefeita de uma pequena cidade que trava com Yazid, seu chefe de gabinete, uma dura batalha para salvar o distrito de Bernardins, cidade marcada pela insalubridade e pelos locatários abusivos. Esta será sua última luta antes de passar o cargo na próxima eleição. Mas quando ela é cotada a se tornar ministra, sua ambição põe em risco todos os seus planos. Dirigido por Thomas Kruithof e com Isabelle Huppert, Reda Kateb e Naidra Ayadi no elenco.

Assista ao trailer do filme:

“Desaparecida”

Quando sua mãe desaparece durante uma viagem de férias com seu novo namorado, a busca de June por respostas é cercada por um alerta vermelho internacional. Presa há milhares de quilômetros de distância, June faz uso dos recursos tecnológicos atuais que tem à sua disposição para tentar encontrar sua mãe antes que seja tarde demais. Mas quanto mais fundo ela cava, sua busca digital levanta mais questões do que respostas. E quando June se depara com segredos, ela descobre que talvez nem mesmo conhecia verdadeiramente a mãe.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (23)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (16)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (9)