Estreias têm comédia baiana e o novo filme do cineasta Luca Guadagnino

Thiago Almasy e Sulivã Bispo, as estrelas de “Na Rédea Curta”. Foto: Divulgação / Elo Studios

Por Sérgio Madruga

Dezembro chegou com tudo! A primeira semana de estreias do mês que encerra 2022 está repleta de histórias imperdíveis, pelos mais diversos motivos. Tem filme para rir, chorar, aprender, refletir, imergir e contemplar.

Destaque para “Na Rédea Curta”, uma adaptação para as telonas da websérie de sucesso de mesmo nome. Criadas por Thiago Almasy e Sulivã Bispo, as personagens ganham novas aventuras e desafios pelos olhares dos diretores Ary Rosa e Glenda Nicácio. Uma comédia para toda a família se divertir e se reconhecer, sem falar na aparição majestosa de Zezé Motta, uma das maiores atrizes brasileiras.

Neste Dia Mundial de Luta Contra a Aids, Fábio Leal e Gustavo Vinagre apresentam o importante documentário “Deus Tem Aids”. O Premiado “Aftersun”, de Charlotte Wells, chega ao circuito comercial com um drama familiar estrelado por Paul Mescal, de “Normal People”. Após o enorme sucesso com “Me Chame Pelo Seu Nome” e a série “We Are Who We Are”, o diretor italiano Luca Guadagnino lança nos cinemas seu polêmico “Até os Ossos”. Neste “romance canibal”, o ator novaiorquino Timothée Chalamet e o cineasta voltam a trabalhar juntos. Será que o sucesso irá se repetir?

Confira estas e outras estreias em destaques que chegam aos cinemas nesta quinta-feira (1º).

“Na Rédea Curta”

Após assinarem a direção de filmes como “Café com Canela”, “Ilha” e “Até o Fim”, a dupla formada por Ary Rosa e Glenda Nicácio lança essa comédia cheia de afeto, sendo um programão para toda a família. O filme é baseado na websérie homônima, que soma mais de 400 mil inscritos no YouTube, criada por Sulivã Bispo e Thiago Almasy, que interpretam Mainha e Júnior, respectivamente. Ambientado na periferia de Salvador, mãe e filho vivem uma situação inesperada: ele, Júnior, descobre que será pai. Ela, Mainha, uma mulher superprotetora, se vê obrigada a revelar a verdadeira identidade do pai de Júnior, após ele decidir procurá-lo. A partir desta situação familiar, os dois partem para uma viagem ao interior do Recôncavo Baiano, na cidade de Cachoeira, em busca desse pai. No estilo road movie, a dupla vive momentos divertidos e emocionantes.

Além de Sulivã e Thiago, o elenco é formado por nomes como Luciana Souza, Barbara Bela, Jackson Costa, Genário Neto e Cristina Pereira. Além das ilustres participações de Zezé Motta e da jornalista e apresentadora Rita Batista. O roteiro é assinado por Ary, Glenda, Sulivã, Thiago, Camila Gregório e Tidi Eglantine.

Assista ao trailer do filme:

“Aftersun”

Após vencer o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme na 46ª Mostra SP, o primeiro longa-metragem da cineasta escocesa Charlotte Wells chega ao circuito comercial. Na trama, Sophie reflete sobre a alegria e melancolia de um feriado que passou com seu pai vinte anos atrás, quando ainda era criança, viajando para a Turquia. Memórias reais e imaginárias preenchem as lacunas enquanto ela tenta reconciliar o pai que conviveu, com as verdades sobre o homem que não conhecia totalmente. O filme é estrelado por Paul Mescal e Frankie Corio.

Charlotte Wells também acabou de vencer o prêmio de Melhor Direção Estreante no Gotham Independent Film Awards, referência do cinema independente mundial. O filme também foi exibido e bastante elogiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes e no Festival de Toronto.

Assista ao trailer do filme:

“Deus Tem Aids”

Com direção de Fábio Leal e Gustavo Vinagre, o documentário apresenta sete artistas e um médico ativista, pessoas vivendo com o HIV, oferecendo novas imagens e perspectivas para lidar com a sorofobia no Brasil, após 40 anos do início da epidemia de AIDS. O elenco conta com Carué Contreiras, Ernesto Filho, Flip Couto, Kako Arancibia, Marcos Visnadi, Micaela Cyrino, Paulx Castello e Ronaldo Serruya. O filme rodou diversos festivais pelo Brasil e no exterior, como o Festival Mix Brasil, Gender Border Film Festival, na Itália, IDFA – International Documentary Filmfestival Amsterdam, na Holanda, e no Queer Porto, em Portugal – neste, venceu os prêmios de Melhor Filme e o Prêmio do Público.

Assista ao trailer do filme:

“Breve História do Planeta Verde”

Filme de Santiago Loza, que faz um mix entre ficção científica e representatividade LGBTQIAPN+. Pedro, Daniela e Tania estão prestes a revelar para alguém o que há dentro da maleta que carregam: um alienígena do tamanho de uma criança, com coloração roxa e grandes olhos pretos. Os três amigos estão passando por uma fase de diversos desencantos em suas vidas e estiveram nos últimos dias seguindo um mapa deixado pela avó de Tania, que acabou de falecer. Seu último desejo era de que o alien retornasse ao lugar onde foi encontrado na Terra. Tania, uma mulher trans, embarca com seus amigos em uma jornada através de uma pequena cidade argentina. Com o desenrolar de sua viagem, o vazio emocional que vivem dá lugar a uma força recém-descoberta. A coprodução Argentina, Brasil e Alemanha, tem elenco formado por Romina Escobar, Paula Grinszpan e Luis Soda.

Assista ao trailer do filme:

“Até os Ossos”

O tão aguardado filme do cineasta italiano Luca Guadagnino, chega aos cinemas. O longa foi aclamado no Festival de Veneza, rendendo a Luca, o Leão de Prata de Melhor Diretor. Taylor Russell, uma das protagonistas, conquistou o Prêmio Marcello Mastroianni de Melhor Atriz Revelação. O longa conta também com Timothée Chalamet, que também estrelou “Me Chame Pelo Seu Nome”, outro sucesso de Guadagnino. Na trama, dois jovens vivem à margem da sociedade. Além da paixão efervescente que nutrem, eles compartilham o desejo em comer carne humana.

Assista ao trailer do filme:

“Nunca Mais Serei a Mesma”

Documentário de Alice Lanari, que apresenta Fatima, Brandy, Ana e Cecília. Mulheres que nunca se encontraram, mas suas histórias sim. Elas têm distintas idades, origens e cores da pele, mas todas são mulheres latino-americanas que foram afetadas pela violência. O filme conta histórias de vulnerabilidade e força, vividas no México, Honduras, Brasil e Argentina.

Assista ao trailer do filme:

“Êxtase”

A diretora Moara Passoni mistura realidade e ficção ao contar a história de Clara, uma jovem que luta para superar a anorexia. Ao se privar de comida, ela cria uma rotina baseada em cálculo, repetição e ritual. Medo e vulnerabilidade são sentimentos constantes na infância de Clara. Para lidar com a situação, ela desenvolve um sistema de controle sobre a única coisa que ela de fato podia controlar: seu próprio corpo. O longa eletrizante tem produção de Petra Costa, de “Democracia em Vertigem”, que Moara colaborou com o roteiro.

Assista ao trailer do filme:

“Plano A”

Drama alemão dos cineastas e roteiristas Doron Paz e Yoav Paz, estrelado por August Diehl, Sylvia Hoeks, Michael Aloni e Milton Welsh. O filme se passa em 1945, onde um grupo de sobreviventes judeus do Holocausto planeja envenenar o sistema de água na Alemanha. Baseado em uma história real, o longa retrata a história de uma perigosa e ousada operação secreta chamada Plano A.

Assista ao trailer do filme:

“Pequenos Guerreiros”

A diretora Bárbara Cariry conta a história de Cosme e Dona Maria, que acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, fazem uma viagem do litoral até a cidade de Barbalha (Ceará), onde vão pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. A viagem é uma descoberta das paisagens, das histórias e das riquezas culturais do sertão. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (24)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (17)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (10)