Estreias da semana têm filme brasileiro inspirado na obra de Bukowski e uma superprodução de ficção científica que apresenta sua segunda parte

“A Morte Habita à Noite” e “Avatar: O Caminho da Água”. Fotos: Divulgação / Vitrine Filmes; 20th Century Studios Brasil

Por Sérgio Madruga

Após duas semanas de estreias com diversos lançamentos, o circuito cinematográfico desta quinta-feira (15) está mais enxuto, com apenas duas novidades entrando em cartaz. Talvez seja pelo fato de uma delas ser o tão aguardado “Avatar: O Caminho da Água”, de James Cameron, que finalmente é lançado treze anos após o primeiro. Competir com um blockbuster desse tamanho pode ser difícil, mas o cinema nacional marca presença com “A Morte Habita à Noite”, longa de estreia de Eduardo Morotó. O diretor pernambucano apresenta uma trama inspirada no universo literário do escritor alemão Charles Bukowski e ambientada no Recife. Já Cameron, que coleciona sucessos como “O Exterminador do Futuro” (1984) e “Titanic” (1997), volta a apresentar o universo de fantasia extraterrestre megalomaníaco de “Avatar”.

“A Morte Habita à Noite”

Com direção e roteiro de Eduardo Morotó, o filme apresenta a história de Raul, um homem de cinquenta anos, alcoólatra e desempregado. Seu ponto de equilíbrio é a paixão que vive por Lígia, que nos últimos anos foi sua parceira de uma vida sem regras. Mas a relação entre os dois não é mais a mesma. Durante uma noite conturbada, Raul cruza com Cássia, uma jovem desgarrada e cheia de vida que vai despertar nele um lado antes desconhecido. O elenco é formado por Roney Villela, Mariana Nunes, Rita Carelli, Endi Vasconcelos e Pedro Gracindo. “A Morte Habita à Noite” percorreu diversos festivais ao redor do mundo, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (Holanda); Festival do Novo Cinema Latino-americano de Havana (Cuba); Inffinito Film Festival (EUA); Festival Internacional de Cine de Viña del Mar (Chile); Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal); Festival do Rio (Brasil); entre outros.

Assista ao trailer do filme:

“Avatar: O Caminho da Água”

O aclamado cineasta James Cameron apresenta a sequência – treze anos depois – do sucesso de bilheteria “Avatar” (2009). O filme segue de onde parou, com Jake Sully, que agora vive com sua nova família na lua extrassolar Pandora. Com o surgimento de uma ameaça familiar que retorna para terminar o que foi iniciado anteriormente, Jake deve trabalhar com Neytiri e o exército da raça Na’vi para proteger sua casa. O elenco conta com nomes como Zoë Saldaña, Sam Worthington, Sigourney Weaver, Stephen Lang, Cliff Curtis e Kate Winslet. Segundo algumas críticas que já saíram, a continuação peca no roteiro, sem trazer muitas novidades, mas a experiência visual compensa a ida ao cinema. Afinal, estamos falando de uma mega produção hollywoodiana, que – segundo o Collider – custou cerca de 400 milhões de dólares para ser feita.

Assista ao trailer do filme:

Verifique a disponibilidade dos filmes nas salas de cinema da sua cidade.

Leia mais:

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (8)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (1º)

Nos cinemas: confira os filmes que entram em cartaz nesta quinta (24)