Foto: Mídia NINJA

Em Fortaleza (CE), a Mídia NINJA participa do Encontro de Jovens Rurais, somando repertórios em oficina de mídias digitais para ativistas do campo. O evento começou nesta quinta-feira, 8, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece).

O primeiro contato foi feito por Milena Camelo, ativista do campo no Ceará, que participou do Encontro da Mídia NINJA Nordeste em Fortaleza, na ocasião da Feira da Música, em fevereiro deste ano. Hoje secretária de jovens da Federação, ela aproveitou o momento para estender a participação NINJA no evento de jovens rurais nesta semana.

“O objetivo é debater temas pertinentes da juventude rural e compartilhar experiências militantes e produtivas a partir da realidade dos jovens do campo, qualificando a atuação nas mídias sociais”.

A oficina contou com 30 jovens de 30 municípios. Ou seja, cada participante vinha de um município diferente do Estado do Ceará, a maioria com menos de 30 mil habitantes.

A atividade teve ainda a participação do jornalista cearense Elton Viana, que dividiu o tempo com Clayton Nobre, da Mídia NINJA, para estimular a juventude no uso das redes digitais para o engajamento social.

“As experiências de troca que temos feito com a juventude do campo sempre foram muito produtivas”, disse Clayton. “Muitas vezes subestimam muito a população das cidades do interior, mesmo as mais precárias, mas a maioria já tem o celular e quando compreende seu papel de ‘cidadão multimídia’, já faz um uso ainda mais qualificado das redes sociais para narrar seu cotidiano e contar ao Brasil uma realidade que poucos conhecem”.

Foto: Comunicação Fetraece

Foto: Comunicação Fetraece