Foto: Midia NINJA

As vereadoras de Niteroi (RJ) Verônica Lima e Walkíria Nicthery anunciaram, nesta quinta-feira (24), a aprovação em primeira discussão do Projeto de Lei Mel Gomes, que implementa no município o Programa de Desenvolvimento do Movimento Cultural Hip Hop niteroiense. O nome é uma importante homenagem à estudante Mel Gomes, que faleceu nesta semana deixando um legado de ações políticas no movimento estudantil e na cultura de periferia.

“Mel Gomes é eterna! Integrante da Nação Hip-Hop, teve uma história linda nas rodas de rima e nas batalhas em Niterói”, escreveu Walkíra. “Uma das fundadoras da Batalha do Barreto e que recentemente também organizou a série de eventos ‘Do Macquinho ao MAC’, levando os DJs da favela pro coração da cultura niteroiense. A cultura mudou a vida da nossa MC Mel Gomes e ainda vai mudar a de milhares de jovens”.

Mel, presente! Movimento estudantil lamenta morte prematura de Mel Gomes

O projeto nº 251/2019 tem como um de seus alicerces assegurar, fomentar a cultura Hip Hop e a realização de suas manifestações próprias, sem quaisquer regras discriminatórias. Conforme publicado no jornal O Fluminense, o PL também exprime incentivo ao fomento e a produção artística de músicas, danças, livros, audiovisual, fotográfica, moda, entre outras, do movimento Hip Hop, para ajudar a promover o desenvolvimento socioeconômico e territorial na cidade.

“Muito orgulho dessa iniciativa que é mais uma forma de proteger, incentivar e fortalecer a cultura negra na nossa cidade! Além de homenagear a saudosa Mel Gomes, lutadora fundamental em defesa da valorização da cultura”, disse a vereadora Verônica Lima.

O projeto de lei foi aprovado em primeira votação nesta semana e irá a segunda votação prevista para ocorrer nas próximas sessões legislativas.