A NINJA FOTO, uma das frentes da Mídia NINJA que trabalha com artes visuais realizou no segundo semestre de 2020 uma chamada pública para expor o trabalho de artistas brasileiros e neste ano está usando as redes sociais para difundir o resultado.

Acreditando que a fotografia coletiva para mudar o mundo, a proposta é estimular e apoiar a produção e difusão de fotografias durante o período de quarentena. Para se inscrever bastava postar uma foto ou ensaio fotográfico no instagram marcando a conta do projeto no texto do post e utilizando a tag #ninjafoto. Além disso, 20 fotógrafes receberam um incentivo econômico no valor de R$ 500,00 ( quinhentos reais ). As demais regras foram divulgadas no hotsite.

Ao todo foram 4000 inscrições, vindas das 5 regiões do país, contemplando uma variedade de temas. O comitê de seleção, composto pelas fotógrafas negras Helen Salomão e Isis Maria, junto a Pró Reitora de Extensão da UFRJ Ivana Bentes, buscaram projetos que contemple a diversidade de criação entre gênero, raça, classe e sexualidade. A exposição virtual começou na primeira semana de janeiro e segue até junho.

Dos 20 finalistas, 10 deles são mulheres, 13 são homens e mulheres negras, 12 são LGBTQIAP+, sendo 3 pessoas trans e não binaries, um indígena e uma pessoa com deficiência. Conheça a lista final de selecionados:

Thays Chaves – 23 anos, também conhecida como NAZAS, é uma artista visual Ouremense nascida e crescida na cidade de Ourém, no interior do Pará. É graduanda de licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Pará (UFPA). 

 

Camis – Fotógrafa viajante e produtora de conteúdo, Camis Batista encontrou sua grande inspiração para a fotografia documental e de rua na Bahia, Estado pelo qual está viajando há mais de 2 anos e a encanta por suas ricas expressões culturais e belas paisagens.

 

GABZ – Fotógrafo, videomaker, contadora de histórias, artista visual, escritor, designer, astróloga, criatura dançante. Artista transgênero não-binário, Gabz flui nas artes assim como flui na expressão de gênero, sendo sua produção artística praticamente uma dessas expressões.

 

Ronald Santos – Jovem Recifense de 23 anos que acredita na união da fotografia junto a um provérbio Africano chamado Ubuntu. Retrata a beleza e a felicidade dos corpos negros. Faço da minha arte meu meio de protesto, de luta e de propagar a alegria de e para pessoas negras.

 

Lau Baldo – transmasculino, fotógrafo e artista visual independente. Encontra nas ruas os principais temas do seu trabalho, desenhando com luz e contraste os blocos, bailes, festivais e paradas.Retratos de corpos que não são e ao mesmo tempo são o dele. 

 

Regiane Rios – Nordestina, candomblecista, lésbica, negra e nascida no interior da Bahia em 1985, Regiane Rios acredita que a fotografia antes de ofício ou arte é  ferramenta política de reparação para o povo negro.

 

Marcela Keller  – Natural de Florianópolis e após formação em design gráfico passou a se dedicar exclusivamente à fotografia. Em 2021 completa 16 anos como fotógrafa e segue eternamente apaixonada e grata pelo que faz.

 

Alice Rodrigues  – 26 anos, Soteropolitana, multiartista que não cansa de descobrir caminhos pra seguir. Artista Visual – Fotógrafa, Publicitária de Formação (UCSAL), Graduanda em L. em Dança (UFBA) e Artista da Dança. Busca sempre questionar onde está o protagonismo preto.

 

Lipe Costa –  Nascido e criado em Alagoinhas (BA), 31 anos, dofonitinho de Oxum. Cursa licenciatura em História, escreve poesia de terreiro e é fotógrafo auto-didata há 7 anos.  Fotógrafo do projeto Belezas Crespas, uso da minha arte como arma de combate ao racismo através do empoderamento.

 

Deia Lima  – Fotógrafa, formada em Artes Visuais, freelancer e Arte Educadora. Leciona aulas de Fotografia Digital e suas tecnologias em Instituições de arte não-formal. Atua Documentando o potente cotidiano da cidade de Belém e região amazônica.

 

Richard Arapiraca – Nascido em Porto Velho (RO), 29 anos, Comunicólogo radicado em Salvador na Bahia, é um fotógrafo documental que através de seu olhar poético, expressa os gargalos da sociedade e retratos do cotidiano.

 

Letícia Silva – 26 anos, São Paulo. É fotógrafa de retrato e de moda, graduanda em Rádio e TV e escritora. Permeia a fotografia e a escrita, sempre buscando mostrar sentimento através do olhar. Seu trabalho consiste em exaltar a autoestima de pessoas negras, incluindo a minha.

 

Paulo Eduardo da Silva Julião – 25 anos. Mora no extremo leste de São Paulo, Itaim Paulista. Estudante de rádio e tv, fotografo e videomaker. Tem como responsabilidade desconstruir uma narrativa e de um olhar quase que zoológico para com corpos pardos, pretos e periféricos.

 

André Medina –  24 anos, mora em Teixeira de Freitas (BA) e é um aquariano apaixonado por fotografia. Começou a gostar de fotos a uns 5 anos atrás e essa paixão o salvou de um dos momentos mais difíceis da minha vida. 

 

Edivan dos Santos Guajajara – Do território indigena Arariboia (MA), colaborador e um dos criadores da rede de comunicação indigena, MIDIA INDIA –  A VOZ DOS POVOS. É fotógrafo, videomaker, editor e produtor de vídeo.

 

Dan Agostini – Graduade em fotografia e especializade em fotografia como arte contemporânea, utiliza a fotografia como ferramenta de reflexão relacionada às questões de gênero. Dan recebeu o prêmio “Nuestra Mirada”, PoyLatam em 2017.

 

Diego Baptista – Tem 26 anos, é fotógrafo de retratos e mora no Rio de Janeiro. Sua paixão pela fotografia começou na adolescência. Suas ideologias atravessam sua arte, por isso está sempre tentando representar o que acredita dentro de seu trabalho. 

 

Osani  – Também conhecida como Tambureti, é fotógrafa e artista visual, nascida e criada em Acari, cidade que fica no interior do Rio Grande do Norte, nordeste brasileiro, tem seu trabalho voltado a documentar o cotidiano do lugar onde vive. 

 

Meneson Conceição – 19 anos, nascido e criado na cidade baixa, Salvador (BA). Iniciou com a fotografia em 2019 por entender que com ela encontrava seu conforto na arte e a possibilidade de se expressar.

 

Júlio César – É Zona Sul de São Paulo, formado em Educação Física, se interessou por fotografia após observar a cidade e fazer registros através do celular. Seu foco fotográfico inicialmente foi por paisagens e ruas da cidade. 

 

Acompanhe a história e a obra dela e de outros selecionados no instagram da NINJA Foto, um novo expositor por dia.

Acesse aqui