Foto: Comitê Olímpico Brasileiro

Nicole Silveira, gaúcha de Rio Grande, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, conquistou o melhor resultado do Brasil em um esporte de gelo, na manhã deste sábado (12), nas Olimpíadas de Inverno em Pequim, com o 13º lugar no skeleton (4m10s48).

O pódio final da competição ficou: Hannah Neise (4m07s62), Jaclyn Narracott (4m08s24), Kimberly Bos (4m08s46).

A atleta não entra apenas para a história do esporte no Brasil, mas também com o melhor resultado do esporte na América Latina e do segundo melhor do país em Olimpíadas de Inverno. O primeiro é de Isabel Clark, do snowboard, nona colocada nos Jogos de Turim, na Itália, em 2006.

A brasileira vem de uma forte campanha na modalidade. Tem apenas cinco anos no skeleton, mas já conquistou seis medalhas de ouro na Copa América e outro ouro e dois bronzes na Copa Intercontinental, além de bons resultados em etapas de Copa do Mundo. Os primeiros treinos no Centro de Esportes de Pista de Yanqing foram ainda mais animadores: chegou a fazer o quarto melhor tempo em uma das descidas, ficando em quinto lugar na sessão.

Além do esporte, Nicole também entrou em uma disputa importante nos últimos anos: o combate a covid-19. Na linha de frente da batalha enfrentada pelos profissionais de saúde contra a pandemia, Nicole que também é enfermeira, trabalhou durante esse período em dois hospitais e manteve uma rotina de viagens até localidades mais rurais no Canadá, onde vive atualmente.