Primeira da família na Universidade, Rozana Barroso está na linha de frente do movimento estudantil e presidiu a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

Rozana Barroso é candidata à deputada estadual por São Paulo. Foto: Mayra Azzi / Mídia NINJA

Depois de toda a vida em escola pública, Rozana tem a educação presente em sua família. Além dela, os irmãos são secundaristas e os pais cursam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Ela conhece bem a realidade fora dos comerciais do Ministério da Educação e não ficou parada diante dos desmontes promovidos pelo atual governo.

Esteve na liderança de um dos maiores movimentos de resistência ao governo Bolsonaro, o #TiraAMãoDoMeuIF e os tsunamis da Educação, em maio de 2019. Também ajudou a aprovar a lei que garante absorvente nas escolas públicas em São Paulo.

Candidata a deputada estadual por São Paulo, Rozana tem três propostas centrais para seu mandato. Um plano de alfabetização das crianças paulistas, uma ajuda financeira para que os jovens continuem na escola e finalizem o ensino médio e o bom prato estudantil, uma política pública de garantia de permanência no ensino superior, com restaurantes com preços populares próximos às universidades.

“São muitos caminhos que a gente quer passar, principalmente no combate à evasão, do subemprego e da fome entre a juventude, mas de todo o povo paulista e essas três propostas seriam de uma honra gigante da gnte ver concretizado no estado de São Paulo”, conta a candidata.

Diante de tantas situações adversas, Rozana diz confiar ainda mais na força de meninas e meninos secundaristas para lutar contra injustiças e propor novos caminhos para o país, sem deixar ninguém para trás. Mulher, negra e feminista, ela também tem a força de seus orixás para se guiar.

“Nesse momento de desesperança, é hora de erguermos a cabeça e entender que não somos menores que ninguém porque o poder emana de nós”, relembra Rozana ao deixar uma mensagem de esperança.

Campanha de Mulher

Esta entrevista faz parte da Campanha de Mulher, projeto autônomo de visibilidade para candidaturas feministas da ELLA – Rede Internacional de Feminismos.

A Campanha de Mulher é um trabalho informativo voltado ao interesse público, não configurando assim uma propaganda eleitoral. Reafirmamos nosso comprometimento com a defesa da democracia e com as pautas defendidas pelas candidaturas progressistas.

Quer saber mais da candidata? Siga nas redes sociais:

▪️ Instagram – instagram.com/rozana.barroso
▪️ Facebook – facebook.com/rozanabarrosoubes
▪️ Twitter – twitter.com/RozanaBarroso

Apoie mulheres na política, compartilhe outros conteúdos dessa candidata:

▪️ Instagram – instagram.com/campanhademulher
▪️ Facebook – facebook.com/campanhademulher
▪️ Twitter – twitter.com/CampanhaMulher