“Racistas, fascistas, não passarão!”. Movimentos sociais denunciaram ligação de presidente da La Liga com partidos de extrema direita

Movimentos sociais fazem protesto em frente ao consulado da Espanha em São Paulo. Foto: Fotografia 75

“Racistas, fascistas, não passarão!”. Na noite de terça-feira (23), movimentos sociais realizaram um protesto em solidariedade ao atacante Vini Jr. em frente ao Consulado da Espanha, em São Paulo.

As entidades responsáveis pela organização do protesto expressaram críticas em relação à postura da liga espanhola de futebol, conhecida como La Liga, e apontaram vínculos do presidente da instituição, Javier Tebas Medrano, com movimentos de extrema-direita, como publicou a NINJA.

Além disso, os grupos envolvidos no movimento exigiram ações do governo espanhol, que já começa a anunciar medidas após pressão do Brasil.

“Nós, cidadãos brasileiros que triunfamos sobre o neofascismo nas eleições e continuamos engajados na luta para erradicar a presença da extrema-direita no Brasil, não aceitaremos tal situação em qualquer parte do mundo. O Estado espanhol precisa nos fornecer respostas!”, afirmaram.

Entre as aproximadamente 20 organizações que convocaram a manifestação, destacam-se o Movimento Negro Unificado (MNU), a Coalizão Negra por Direitos, a Uneafro, a Unegro, a Marcha das Mulheres Negras SP, o SOS Racismo, a Afronte, a JN13, a Rede Emancipa, o Juntos, a Juventude Socialista Brasileira (JSB) e a União da Juventude Socialista (UJS).

Confira as fotos:

Foto: Fotografia 75

 

Foto: Fotografia 75

 

Foto: Fotografia 75

Foto: Fotografia 75