Foto: Reprodução

Na Antártida, o continente mais gelado do mundo, os termômetros costumam marcar –50° C. Mas em março houve um recorde de calor: a temperatura aumentou ao menos 38° C, pois na estação meteorológica Concordia Research os termômetros registraram a temperatura máxima final de -11,5° C.

Em sua conta no Twitter, o especialista em mudanças climáticas, Robert Rohde disse que a mais recente e extraordinária onda de calor na Antártida gerou um novo recorde mundial de temperatura em uma estação meteorológica.

O meteorologista Etienne Kapikian, do Serviço Nacional de Meteorologia da França confirma. Segundo ele, foi algo inédito nos 60 anos de dados acumulados pela instituição. “Recorde absoluto para todos os meses, superando -13,7°C em 17 de dezembro de 2016. O recorde mensal foi quebrado em mais de 16 graus (- 27,9°C, 12 de março de 2013)”.

Ele publicou em sua conta uma foto em que cientistas posam com roupas de verão em frente à base Concórdia. Em certo ponto do dia 18, os termômetros marcaram -11,8°C, mas a máxima final foi mesmo de -11,5°C. O meteorologista tem destacado em sua conta no Twitter uma onda de calor precoce na Índia, Tibet, Paquistão e sudoeste dos Estados Unidos.