Foto: Reprodução

“Nesse 8M não queremos flores, queremos #MamãeFaleiCassado”, é a mensagem de uma das petições que circulam nas redes pela cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, de São Paulo. Um grupo formado pela Bancada Ativista, Girl Up, Elas no Poder e Vote Nelas lançou um manifesto para que cada assinante pode fazer pressão direta, por e-mail, a deputados estaduais do Estado.

A cassação é um protesto das mulheres desde que um áudio de Arthur do Val com falas sexistas, machistas e misóginas contra refugiadas ucranianas foi vazado à imprensa quando ele esteve no país. Entre diversos comentários enviados pelo parlamentar a amigos, Arthur disse que as ucranianas são “fáceis porque são pobres”.

Conhecido como Mamãe Falei, o parlamentar deve começar a responder nesta semana, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), as representações que podem levar à perda de seu mandato parlamentar.

Dez pedidos que pedem a punição do deputado foram protocolados na Casa desde a última sexta-feira (4), quando foram reveladas as suas declarações de cunho sexista. O primeiro pedido foi protocolado pela deputada Isa Penna (PSOL), um dos outros dez foi assinado por 17 parlamentares da Assembleia e entregue nesta segunda-feira (7).

Machismo em áudio vazado de Mamãe Falei provoca revolta: “esgoto da política”, “cultura do estupro”, “falência moral”

Arthur do Val retira pré-candidatura ao Governo de SP após vazamento de áudio machista

Confira manifesto na íntegra

Em companhia de seu colega de MBL, Renan Santos, o deputado Arthur do Val foi para a Ucrânia em suposta missão humanitária.

Na volta da viagem vazaram áudios do deputado em que ele conta para amigos o que ele viveu nos últimos dias. Mamãe Falei se diz encantando com a beleza das ucranianas, ressalta que a fila de refugiados se parecia com filas de balada e o mais atordoante, afirmou sobre as vítimas de guerra: “elas são fáceis porque são pobres”. No mesmo áudio ele também cita o turismo sexual praticado há anos por Renan Santos e encerra dizendo que assim que a guerra acabar pretendia acompanhar Renan nas viagens.

Em resposta, o MBL diz que ele não roubou, não fez nada, apenas uma fala estúpida. Mas não é sobre uma fala; é sobre a mais absoluta falta de humanidade. Nem no meio de uma guerra, Mamãe Falei consegue ser outra coisa senão um protótipo de macho-alpha. Ao enxergar as refugiadas ucranianas como objetos sexuais, ele ofende todas as mulheres que partilham a constante ameaça de ter sua humanidade negada.