Por Beatriz Werneck | Copa FemiNINJA

Foto: Reprodução

No Irã, a presença de mulheres em estádios de futebol é proibida. O que se tornou muito controverso já que o futebol também é o esporte mais popular do país. As pressões em cima do presidente do país para que essa decisão seja remanejada vem de diversos lados. Gianni Infantino, presidente da FIFA, já se reuniu com Hassan Rohani, presidente do Irã para discutir esse assunto por um lado e, de outro, grupos de comunicação fazem campanhas pela liberação da presença de mulheres no estádio.

Mas, como em outras situações, isso não para as mulheres. Zeinab, uma fã de futebol, se dispôs a mudar um pouco para conseguir entrar no estádio. Ela se maquia e enfaixa os seios para se “disfarçar” de homem comum e poder assistir as partidas dentro do estádio. Algumas mulheres seguem o mesmo caminho e  então criaram um novo movimento conhecido como “Zanan-e Rishdar” (“mulheres com barba”), que se opõem a proibição das mulheres nos estádios de futebol.

Esperamos que toda essa pressão em cima do governo iraniano tenha efeito e que as mulheres conquistem o direito de frequentar os estádios, assim como outros direitos básicos das mulheres no país.