Foto: Midia NINJA

Uma mãe foi impedida de entrar acompanhada do filho de 5 anos no bar Miúda, em Santa Cecília, no centro de São Paulo, na tarde de domingo (3). A fotógrafa Marcelle Cerutti – que é mãe solo – tinha ido até o local para comemorar o aniversário de uma amiga, por volta das 17h, quando foi barrada na porta do estabelecimento por um funcionário.

“Aparentemente o bar que aceita todo mundo não aceita mães solo com seus filhos. Não era balada, não era noite, era um espaço aberto e eu só ia ficar um pouco”, disse a jovem na publicação.

Em um post, o estabelecimento alegou que vem informando sobre a proibição de crianças no local. “Desde dezembro postamos regularmente no Instagram que, para entrar no bar, é preciso apresentar RG/CNH para conferirmos se a pessoa é maior de idade”. E disse ainda que “algumas decisões são individuais, mas outras, coletivas. Apenas queremos ser verdadeiros e conscientes quando dizemos qual o público que conseguimos atender”.

A realidade é que essa é uma cena cotidiana que mães enfrentam. Quantas mulheres não precisam abandonar escolas, universidades, empregos por serem mães. Até quando vamos achar isso normal?

Em resposta a esse episódio, a União Brasileira de Mulheres de São Paulo convoca todas, todos e todes para um movimento de solidariedade. Um ato cultural com roda de samba no próximo dia 10 deste mês, às 15h, no Parque Augusta.