Foto: comunicação MTST

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto realizou hoje um protesto no Shopping Iguatemi, com o objetivo denunciar a fome que se alastra pelo país para os frequentadores de um dos grandes símbolos da desigualdade social brasileira. O protesto ocorreu horas depois da divulgação do II Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil  desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), em parceria com a Ação Cidadania.

Os dados divulgados hoje, mostra que o Brasil de 2022 é uma nação de famintos! O número de pessoas passando fome dobrou nos últimos 2 anos – são 14 milhões a mais de pessoas sem o direito básico à alimentação. Hoje vivemos o pior cenário desde 2004 com mais de 33 milhões sem ter comida no prato. O retrocesso foi tamanho que o quadro atual equivale ao da década de 1990.

Por outro lado, na vida dos mais ricos nada mudou – continuam a enriquecer. O shopping Iguatemi, localizado na Faria Lima, é um símbolo dessa elite e do chamado mercado financeiro que atende aos seus interesses. Não atoa, segundo as pesquisas, esse é um eleitorado majoritariamente bolsonarista.

“Lá fora tem milhões de famílias sem conseguir alimentar seus filhos, sem perspectiva de melhora com esse governo. E aqui dentro só luxo, ostentação e nenhuma preocupação. Nem parece o mesmo Brasil” resume Ediane Maria, coordenadora do MTST e do Movimento Raiz da Liberdade.

Assista o discurso de Ediane Maria, Coordenadora do MTST