Feira, oficinas, conferência, Culinária da Terra e muitas atrações culturais marcam evento de caráter regional

Foto: Comunicação MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza, entre 02 e 04/12 o Festival da Reforma Agrária, uma mostra da produção dos acampamentos, assentamentos e cooperativas de São Paulo, da região e com produtos vindos de outros estados do país. O evento acontece no Galpão do Armazém do Campo, na alameda Eduardo Prado – 460, e tem entrada gratuita.

“É com grande alegria que vamos iniciar o mês de dezembro com o Festival da Reforma Agrária e trazer presente a importância do debate e as ações de combate à fome em nosso país, dialogar sobre soberania alimentar, sobre alimentos saudáveis e a importância das políticas públicas na Reforma Agrária Popular. O Festival da Reforma Agrária é a concretização das lutas do Movimento Sem Terra no campo e na cidade”, exalta Joice Lopes, do Setor de Produção Cooperação e Meio Ambiente do MST.

Para a organização do Festival, é a partir da ocupação de terras, das marchas e pressões nos diversos âmbitos do Estado brasileiro que é possível consolidar uma produção de alimentos saudáveis livres de agrotóxicos e trazer para a cidade a diversidade de dimensões da vida do campo. Serão três dias intensos com oficinas, conferência, Feira de produtos da Reforma Agrária, Culinária da Terra, artesanatos e muita cultura popular.

Entre as atrações já confirmadas estão o sambista e compositor Rodrigo Campos, o músico Felipe Cordeiro, o grupo musical As Cantadeiras, cortejo Paulo Freire de Maracatu e o rapper Nego Bala. Na Culinária da Terra, terá janta na sexta e no sábado entre 18h e 20h e almoço no sábado e no domingo entre 12h e 15h. No menu, moqueca, baião de dois, feijão tropeiro, nhoque de mandioca e caldos diversos, entre outras delícias.

Momento propício para debater alimentação saudável

A Feira que integra o Festival da Reforma Agrária vai ter uma mostra de produção a nível nacional, um pequeno ensaio para a Feira Nacional da Reforma Agrária, que deve acontecer em 2023. O MST aponta a necessidade do debate urgente sobre a produção de alimentos para combater a fome, que hoje assola mais de 33 milhões de brasileiros e brasileiras todos os dias em todo território nacional.

“A Feira e Festival da Reforma Agrária se colocam em São Paulo num momento em que é extremamente importante discutir alimentação saudável, o acesso à alimentação, o que se produz e como se produz. É uma necessidade imediata: nós temos milhões de pessoas passando fome e é relevante neste momento político trazer o conjunto da sociedade pro debate sobre alimentação e a necessidade de criação de políticas públicas de acesso à alimentação”, ressalta Josiane Lima, também do Setor de Produção do Movimento.

Ela explica que “o Festival vem com a proposta de dialogar com a sociedade, de conversar com os consumidores e de pautar a importância da alimentação e da diversificação da produção, o acesso à terra e a Reforma Agrária pro desenvolvimento do país. O Festival é importante porque demonstra a capacidade de organização do MST e principalmente a diversidade de produção das áreas de Reforma Agrária”, conclui Josiane.

Festival da Reforma Agrária

Quando: Entre 2 e 4/12

Onde: Galpão do Armazém do Campo (Al. Eduardo Prado, 460 – São Paulo)

Entrada Gratuita