O homem de 58 anos, natural de Botacatu, interior de São Paulo, gritava: “Morte ao Xandão”

Foto: Agência Brasil

Morreu no hospital o homem natural de Botucatu, interior de São Paulo, de 58 anos, que ateou fogo contra si mesmo em uma aparente forma de protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no gramado central da Esplanada dos Ministério, em frente à Igreja Catedral Metropolitana de Brasília. A informação é da Polícia Militar do Distrito Federal.

Policiais disseram que foram acionados por volta das 16h30 para atender a ocorrência. No local, eles acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, e o homem foi levado para um hospital na Asa Norte.

Pessoas que passavam pelo local afirmaram que ele gritou “Morte ao Xandão” ao atear fogo no próprio corpo. Xandão é uma referência ao ministro Alexandre de Moraes, e que foi criada pelo ex-deputado de extrema direita, Roberto Jefferson, que atualmente está preso após atirar e lançar granadas contra policiais federais.

Foto: reprodução

“Ao chegar ao local, foi constatado que o homem ateou fogo no próprio corpo. Testemunhas que passavam no local prestaram os primeiros socorros, apagando as chamas e acionando serviço de emergência. Informaram ainda ter escutado o senhor dizer que iria atear fogo em si mesmo como forma de algum protesto político. Também foram encontrados com a vítima, vários panfletos de cunho político com fotos do Ministro do STF, Senhor Alexandre de Moraes”, diz o boletim de ocorrência do caso.

Segunda a polícia do Distrito Federal, que acompanha o caso, foram encontrados no local vários panfletos de cunho político com imagens do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, de Adolf Hitler com Johann Georg Elserr, e de um manifestante que tentou parar tanques na Praça da Paz Celestial, na China.