David colecionou em sua trajetória importante marcos históricos no ativismo e na política nacional e mundial

Ex-deputado David Miranda. Foto: Mídia NINJA

Na madrugada desta terça-feira (9) faleceu o ex-deputado David Miranda, aos 37 anos, após uma intensa luta contra uma infecção gastrointestinal.

David colecionou em sua trajetória importante marcos históricos no ativismo e na política nacional e mundial. Cria do Jacarezinho, coordenou a campanha pelo asilo a Edward Snowden no Brasil, trabalhando ativamente junto ao seu marido Glenn Greenwald nas revelações dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos, efetuados pela sua Agência de Segurança Nacional. Chegou a ser detido 2013 pelo governo britânico.

No Brasil, encampou bandeiras pela população LGBTQIAP+, pela juventude e periferias. Tornou-se o primeiro vereador gay na história da Câmara do Rio de Janeiro. Em 2019, ocupou a vaga do deputado federal eleito Jean Wyllys, que decidiu não assumir o mandato e deixou o país devido a ameaças de morte.

Miranda estava internado na Clínica São Vicente, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde agosto de 2022, quando foi hospitalizado para tratar da infecção gastrointestinal. Infelizmente, ele contraiu infecções subsequentes, resultando em um caso de sepse.

Com pesar, Glenn anunciou no Twitter: “É com imensa tristeza que anuncio o falecimento do meu marido, David Miranda. Ele teria completado 38 anos amanhã. Ele faleceu na parte da manhã após nove meses de luta na UTI. Ele se foi em paz, rodeado por nossos filhos, familiares e amigos.”