Setor cultural tem vitória histórica no Congresso Nacional após meses de articulação.

Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

Na sessão conjunta no Congresso Nacional, nesta terça-feira (5), foi derrubado os vetos de Bolsonaro às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo. Com uma ampla mobilização nacional, o setor cultural brasileiro garantiu vitória histórica, com apoio quase unânime tanto na Câmara quanto no Senado.

Um amplo acordo foi construído por parlamentares aliados da cultura e anunciado pela liderança do governo na sessão conjunta no Congresso Nacional. O resultado foi anunciado no início da noite desta terça pela deputada Jandira Feghali (PC do B), autora da Lei Aldir Blanc.

A aprovação destas Leis permitirá um investimento no setor cultural de 3,8 bilhões de reais ainda em 2022 e de 3 bilhões anuais a partir de 2023. A cultura e a arte geram cerca de 6 milhões de empregos diretos no Brasil e respondem por 5% do Produto Interno Bruto.

A mobilização nacional que durou mais de um ano, reunindo artistas, produtores, técnicos, gestores, trabalhadores e trabalhadoras da cultura de todo o país, está sendo bastante comemorada como uma data histórica das políticas culturais no Brasil.

Com a força da cultura, vai florescer a primavera do nosso país e do nosso povo. É hora de celebrar. Viva a Cultura Brasileira!

Leia mais:

Artistas pressionam o Congresso para derrubada do veto das leis da cultura

Cultura mobiliza mutirão “caça votos” pela derrubada dos vetos às Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo