Foto: Mídia NINJA

Na manhã chuvosa e fria desta segunda-feira (6), milhares de pessoas se amontoaram sob o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, para disputar as 4 mil vagas de emprego ofertado na 2ª edição do Mutirão de Emprego, promovido pelo Sindicato dos Comerciários de São Paulo.

O mesmo cenário já havia se repetido na primeira edição, em julho, quando cerca de 10 mil pessoas formaram uma fila quilométrica no Vale para se candidatar a 1.800 vagas. O cenário é resultado da taxa de desemprego recorde, que alcançou 13,1%, desde que Michel Temer (MDB), assumiu após o golpe. “Não pense em crise, trabalhe”, dizia um de seus slogans.

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta porcentagem representa 13,7 milhões de homens e mulheres desempregados – o dobro da taxa registrada no governo da presidenta Dilma Rousseff (PT) que, em dezembro de 2014, foi de 6,5%.

Nesta segunda edição, muitas pessoas chegaram a madrugar para conseguir se candidatar em uma das 4 mil vagas de 26 empresas diferentes. O morador da Vila Maria, Leandro Jorge, 41 anos, chegou às 4h da manhã e conseguiu pegar a senha de número 640 das 1.800 disponíveis para hoje. Ele está desempregado há 2 anos.

Foto: Mídia NINJA

 

 

 

“Meu último trabalho foi de chapeiro e copeiro em uma padaria, desde então não consegui mais um trabalho fixo e faço alguns bicos”, disse.

 

 

A moradora da zona leste, Roberta Pereira, 43, chegou às 5h da manhã e conseguiu pegar a senha 903. Ela está desempregada há quatro anos e está em uma situação delicada, pois o marido também está sem emprego e o casal tem dois filhos.

 

Foto: Mídia NINJA

“Assustei pela quantidade de gente, espero que tenha vagas para todos. A crise do país levou muitas pessoas ao desemprego e a informalidade tem sido uma das alternativas para conseguir uma renda”, declarou.

 

SOBRE O MUTIRÃO

A seleção é feita na sede do sindicato, na rua Formosa, 99, no Vale do Anhangabaú, Centro. A maior parte das vagas não exige tanta qualificação. São oportunidades para cargos como motorista, mecânico, vendedor, caixa, jovem aprendiz, camareira, técnico de enfermagem, supervisor de merchandising e auxiliar de cozinha, além de cargos de gerência. O salário médio é de R$ 1.300.

 

Foto: Mídia NINJA

Foto: Mídia NINJA