Qeqertaq Arnatassiaq e Niels Molgard desviam um iceberg na Groenlândia com seu pequeno barco. (Foto: Turpin Samuel/Climate Visuals Countdown)

A Mídia NINJA, representada por Marielle Ramires, uma de suas fundadoras e coordenadora da editoria Ambiental, agora faz parte do conselho consultivo da Ocean Visuals, projeto que criará uma nova coleção sobre o clima nos oceanos e costas marítimas de forma impactante e diversificada através de um chamado que será lançado em breve.

O projeto ‘Ocean Visuals’ catalisará uma nova coleção baseada em evidências de imagens impactantes e verdadeiramente diversas do oceano e do clima costeiro – todas equitativamente acessíveis à mídia, setor sem fins lucrativos e setor educacional no ‘Ocean Super Year’, o período para a COP27, e além na Década das Nações Unidas para a Ciência do Oceano.

Para retratar essa realidade, o projeto abrirá uma chamada pública para fotógrafos amadores e profissionais com foco no registro da temática. Ao todo 100 imagens serão selecionadas. Os fotógrafos e fotógrafas escolhidas receberão uma taxa de licenciamento da imagem de mil dólares, e as imagens estarão disponíveis para uso gratuito para organizações, mídia e educadores.

Caberá ao conselho consultivo contribuir com leituras e olhares sobre melhores práticas nas questões de diversidade, equidade, inclusão, abordagens feministas e anticoloniais para pesquisa e fotografia. A proposta é que os sistemas que produzem e disponibilizam as imagens das mudanças climáticas precisam refletir melhor a diversidade do público global e daqueles diretamente impactados.

Ainda não amanheceu, mas Mike Winkler, um indígena Quinault, já cava há horas na areia molhada ao longo da beira do oceano (Foto: Michael Snyder / Climate Visuals Countdown)

O Ocean Visuals busca causar um verdadeiro impacto, e faz parte do projeto Visualizing Climate Change (Visualizando a Mudança Climática), que divulgou 100 fotografias que mostram soluções climáticas aplicadas ao impacto global desta crise, na busca de transformar a narrativa de apresentar somente os impactos da crise climática para mostrar também a justiça climática, soluções e impactos positivos de ações que estão sendo feitas para conter essa emergência global.

Com a elevação dos oceanos, causada pela emissão de gases de efeito estufa, entre outras causas da crise climática, diversas cidades irão desaparecer. Já há ilhas no Pacífico que estão desaparecendo, e as cidades brasileiras também serão atingidas. De acordo com previsões, se nada for feito, Recife, que é banhada pelo mar, será a primeira capital brasileira a ser afetada pelo crescimento do nível dos oceanos, e diversas cidades já estão sentindo os efeitos da crise climática.