Evento de Joe Biden, presidente dos EUA, é tema de debate promovido pela Mídia NINJA, Greenpeace, ONG Fase e o grupo Carta de Belém. A exibição será hoje (22), às 19h.

Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira, 22 de abril, teve início a Cúpula de Líderes sobre clima, organizada pelo presidente Joe Biden, dos EUA. O evento pretende ser um marco no caminho rumo à COP26: Conferência das Partes da Convenção de Clima, que ocorrerá em Glasgow, Escócia, no fim de 2021. O assunto é tema de um debate promovido por organizações ambientais junto à Mídia NINJA, hoje (22) às 19h.

Participam do encontro Camila Moreno, do grupo Carta de Belém; Fabiana Alves, do Greenpeace Brasil; Toya Manchineri, da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). A mediação será de Maureen Santos, da ONG Fase. A live será transmitida no youtube da TV NINJA e pelo Facebook da Mídia NINJA, Casa NINJA Amazônia e demais organizações participantes. Confira o link abaixo:

O grande tema desse ano nas negociações climáticas é a definição do futuro dos mercados de carbono, o papel das florestas em mecanismos de mercado, e o que virá a ser oficialmente a ‘ação climática’ rumo à descarbonização da economia mundial em 2050. A participação oficial do Brasil, desde o evento de hoje, foi um fiasco.

“Desde cedo, nós estamos acompanhando e fazendo a cobertura em tempo real da participação do Brasil no evento organizado por Joe Biden, nos EUA. Como esperado, o discurso foi um vexame e pudemos explicitar as mentiras contadas por Bolsonaro”, disse Raíssa Galvão, da rede NINJA Ambiental. “Uma delas é sobre o fortalecimento dos órgãos ambientais. É inacreditável eles falarem isso depois de Salles ser denunciado ao STF por tentar impedir ações de fiscalização e interditar a maior apreensão de madeira da história do Brasil. São mentirosos sem escrúpulos”.

“Ontem e hoje tem sido dias estratégicos para difundirmos sobre o tema da justiça climática, com tuitaços, vídeos, postagens informativas”, complementou Raíssa.