Márcio Matos

A Mídia NINJA e o Fora do Eixo vem a público expressar solidariedade à família e companheiras/os do MST – Movimento Sem Terra que perderam na noite do fatídico 24 de janeiro, o companheiro Márcio Matos, 33, assassinado em frente ao seu filho de 06 anos.

O crime ocorreu em sua casa, no Assentamento Boa Sorte, em Iramaia, região da Chapada Diamantina. Márcio era dirigente estadual do MST, e já participou da direção nacional ainda jovem, onde segundo o movimento, permaneceu por oito anos, se destacando pelo perfil de mobilizador social.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 2017 pelo ao menos 65 pessoas foram assassinadas em conflitos no campo, índice que confere ao Brasil o título de país mais violento às populações camponesas no mundo.

Diante de um cenário em que o golpe avança sobre nossos corpos, mais uma morte no campo representa a materialização da violência que tem início com as canetadas nos gabinetes e os discursos de ódio nas tribunas. É inadmissível que ataquem nossas vidas, criminalizem nossas lideranças e tirem nosso direito legítimo de lutar por justiça, igualdade social e pelos direitos humanos.

A atuação dos movimentos sociais são imprescindíveis para os avanços históricos nas conquistas de direitos. O MST é uma referência de luta em todo mundo. A luta do campo é uma luta coletiva. Quando o campo planta, a cidade come. Reforma agrária e democracia plena um dia hão de deixar de ser apenas um sonho. E companheiros como Márcio é que tornarão isso possível.