Mesmo em uma edição com representatividade quase inexistente, houve um recorde no número de indicações de pessoas asiáticas nas categorias de atuação

Foto: Divulgação

Por Guilherme de Souza para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023

Não é surpresa que a principal premiação do cinema mundial está longe de ser referência em representatividade racial entre os indicados e, principalmente, entre os vencedores. No entanto, uma atriz veterana do sudeste asiático vem fazendo história na temporada de premiações, sendo a favorita na categoria de Melhor Atriz. Michelle Yeoh, de descendência chinesa nascida na Malásia, ganhou ainda mais visibilidade a nível mundial nos últimos meses após interpretar brilhantemente a dona de uma lavanderia com problemas pessoais e profissionais no premiado filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, de Daniel Scheinert e Daniel Kwan.

Após ser a primeira atriz asiática a ganhar a categoria de Melhor Atriz em Filme no SAG Awards, prêmio de grande reconhecimento do sindicato de atores norte-americanos e principal termômetro para o Oscar nas categorias de atuação, Yeoh se firmou como a primeira mulher asiática a se tornar favorita na categoria de Melhor Atriz.

Até então, Merle Oberon era a única mulher de ascendência asiática a ser indicada na principal categoria de atuação feminina do Oscar, por seu papel no filme “The Dark Angel” de 1935. Porém, a revista Variety destaca que a descendência indiana de Oberon era desconhecida até sua morte, em 1979.

A edição deste ano quebrou o recorde de indicações de pessoas asiáticas nas categorias de atuação. Stephanie Hsu e Ke Huy Quan, ambos coadjuvantes no longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foram indicados, sendo Quan o grande favorito para garantir a estatueta de Melhor Ator Coadjuvante. Ao lado de Hsu, Hong Chau também foi indicada como Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “A Baleia”.

Antes de estrelar “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, o papel de maior destaque internacional de Yeoh havia sido em 2000 no filme chinês “O Tigre e o Dragão”, de Ang Lee. Tendo feito parte de alguns blockbusters nos últimos anos como Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e Guardiões da Galáxia Vol.2, além de sua participação confirmada nos próximos filmes da franquia de sucesso “Avatar”, de James Cameron, Michelle Yeoh, aos 62, anos parece estar no auge de sua carreira, num mercado cinematográfico norte-americano marcado pelo racismo e etarismo.

Em mais um ano de grande concorrência na categoria de Melhor Atriz, o embate pela estatueta deve ser entre Yeoh e Cate Blanchett, atriz australiana que já soma oito indicações e duas vitórias em sua trajetória.

Michelle Yeoh e Cate Blanchett, no Film Independent Spirit Awards, 2023. Foto: Divulgação.

Yeoh está no maior papel de sua carreira interpretando Evelyn Wang e, após abraços trocados no tapete vermelho do Spirit Independent Awards (premiação que celebra o melhor das produções independentes na qual Yeoh saiu vencedora), uma coisa é certa: Cate é a maior fã de Michelle e até ela pode ter votado em Yeoh para uma vitória que ainda não é garantida, mas deve ser histórica.

*Conteúdo produzido para a Cobertura Colaborativa Cine NINJA do Oscar 2023