João Gilberto, um dos criadores da bossa nova e um dos maiores gênios que o mundo já viu, faleceu nesse sábado, no Rio de Janeiro. A morte foi anunciada por seu filho João Marcelo Gilberto pelas redes sociais. Em homenagem a figura e ao legado de João, artistas e personalidades como Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Elza Soares, Maria Bethânia, Sonia Braga e familiares do cantor e compositor que revolucionou a música popular brasileira se manifestaram pelas redes.

O presidente Jair Bolsonaro, diante de um pedido para comentar a morte de João Gilberto, respondeu: “Uma pessoa conhecida. Nossos sentimentos à família, tá ok?”

https://www.instagram.com/p/BznikdLlgke/

https://www.instagram.com/p/Bzlyb6ellw6/

https://www.instagram.com/p/Bzl63Bqnob7/

https://www.instagram.com/p/Bzl28uvAwo3/

https://www.instagram.com/p/Bzl0m9ZpYnQ/

https://www.instagram.com/p/Bzlq4dthMNA/

https://www.instagram.com/p/Bzlvke6BsXT/

View this post on Instagram

João, onde o menos foi mais. Obrigado❤️

A post shared by Alexandre Nero (@alexandrenero) on

View this post on Instagram

Gênio , Gênio ,Gênio de Verdade !!!! ❤️

A post shared by brancomello (@brancomello) on

https://www.instagram.com/p/Bzl_4I9np0p/

https://www.instagram.com/p/BzlqrKmH3dk/

View this post on Instagram

O Brasil e o mundo se despedem neste sábado de uma das grandes estrelas da música mundial do século 20. João Gilberto foi um ícone e o símbolo de um Brasil moderno, amoroso, cheio de suíngue e charme. A cara do país da Bossa Nova e do samba, símbolo da singularidade de nosso povo. Sua batida sincopada no violão e sua voz doce e contida colocaram o nosso país no centro das atenções nos anos 60. Sua música se expandiu para além das fronteiras nacionais e chegou aos lugares mais distantes do mundo. É uma pena que este gênio saia de cena justamente quando o Brasil passa por um eclipse institucional, mergulhando todos nós numa era de sombras e vergonha aos olhos do mundo. Mas sua música e arte permanecem como o espírito único do nosso povo, pleno de originalidade e beleza. Obrigada pelas melodias e harmonias que encantaram o Brasil e o mundo.

A post shared by Dilma Rousseff (@dilmarousseff) on

View this post on Instagram

melhor do que o silêncio só joão.

A post shared by Bruno Mazzeo (@eumazzeo) on

View this post on Instagram

Vai minha tristeza….. Que ano difícil… saber do falecimento de João Gilberto mexeu bastante comigo. Não o conheci pessoalmente. Na verdade a minha história com ele acontece quando ainda não conhecia seu rosto, sua aparência,nem altura, nem idade. Quando eu tinha uns 8 anos ganhei uma fita com suas músicas e escrita nela apenas , João Gilberto. Foi ele meu primeiro príncipe encantado. Ouvia sua voz todas as noites . Imaginava como ele seria , e caia no sono . Sonhava com seus acordes… Eu acho que essa história diz muito sobre quem eu sou. E um lado meu sonhou a vida toda em conhecer ele, o outro continua sonhando toda vez que escuta seu jeito de cantar. Mando meu beijo carinhoso para @bebelgilberto , e @cezarmendes , e @claudiolealcl e @galcosta , e @mariaaribeiro , e todo mundo que hoje também sente o coração doer. Porque João tinha um lugar em nossos corações, no meu tinha , mesmo sem ele saber de mim. Agora é continuar ouvindo e cantado suas músicas , e deixar sua arte ressoar para sempre , como deve ser!

A post shared by Sophie Charlotte (@sophiecharlotte1) on

View this post on Instagram

A música agradece.

A post shared by Marina Lima (@marinalimax1) on

https://www.instagram.com/p/Bzl1A1SnnTz/

https://www.instagram.com/p/BzltBRtnJy-/

View this post on Instagram

Obrigada, mestre! #joaogilberto

A post shared by Patricia Pillar (@patriciapillar) on

https://www.instagram.com/p/BzmJru6nOfH/

https://www.instagram.com/p/Bzl797qJdDB/

https://www.instagram.com/p/BzlnjYGnsQu/

View this post on Instagram

Valeu mestre! Descanse em paz!!!

A post shared by Tico Santa Cruz (@ticostacruz) on