É a primeira vez que uma seleção africana vence uma europeia na Copa do Catar

Foto: Reprodução / FIFA World Cup

Por Fernando Cavalheiro

As seleções de Bélgica e Marrocos entraram em campo neste domingo de Copa, às 10h, no Al Thumama Stadium, em jogo válido pela segunda rodada do grupo F.

Atuando abaixo do esperado em sua estreia, apesar da vitória pelo placar mínimo, a Bélgica começou o jogo diante de Marrocos apresentando os mesmos problemas do debute: posse estéril, transição lenta, pouca criatividade e o meio campo sofrendo fisicamente para imprimir velocidades ao ataque. Em seu turno, os marroquinos se posicionaram para marcar em progressão até o meio campo, mas deixando duas linhas defensivas prontas para espetar os laterais em contra-ataques.

A estratégia foi muito eficiente, pois além de não correr grandes perigos e ainda ensaiar alguns bons momentos, a marcação africana praticamente anulou a verticalidade dos belgas De Bruyni e a saída do voltante Witsel. O zero não se imporia na etapa inicial, não fosse o gol de Hakim Ziyech, do Marrocos, aos 47’, ser descartado após revisão (polêmica) do VAR.

https://twitter.com/JoueursMA/status/1596875192185212928

https://twitter.com/fifaworldcup_pt/status/1596877603377668096

A etapa final, contudo, foi bem diferente do jogo estudado (e anulado) do primeiro tempo. Do lado belga, o técnico Roberto Martínez ajustou o desenho tático, e Castagne saiu da direita para jogar pela esquerda da zaga, enquanto Meunier e Hazard foram deslocados para as alas. Já os marroquinos subiram mais a linha defensiva, abrindo espaços e tendo mais efetividade em lances rápidos. O jogo ficou mais interessante, com ambas as seleções criando chances de gols.

Os europeus melhoraram com a entrada de Dries Mertens e até chegaram ao gol africano, mas parando no bom goleiro M. Mohamedi. No entanto, as alterações marroquinas foram mais efetivas e fizeram a diferença. Além das entradas de Abderrazak Hamdallah e Zakaria Aboukhlal, brilhou a estrela africana do Marrocos de Abdelhamid Sabiri, que entrou para marcar o primeiro gol de falta desta Copa do Mundo com uma ótima finalização de pé direito no canto inferior esquerdo do melhor goleiro do mundo, T. Coutois. 1 a 0 e a liderança do grupo para Marrocos.

Com o gol sofrido, a Bélgica se lançou completamente ao ataque na base do desespero, e como esperado, foi prato cheio para a estratégia de contra-ataques que propunha Marrocos. Assim, nos minutos finais, o time africano chegou com muito perigo até marcar o segundo e derradeiro gol, dando números finais a vitória história de Marrocos. 2 a 0.

Na última rodada da fase de grupos, as seleções entram em campo simultaneamente (12h no horário de Brasília) na próxima quinta, (01/12). Enquanto os belgas enfrentam a atual vice-campeã, Croácia, os marroquinos pelejarão contra o Canadá.

Confira a cobertura completa no fio abaixo:

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube