Por Luiza Diniz

Nesta quarta-feira (16), o neozelandês Mark Todd, bicampeão olímpico de hipismo, foi suspenso pela Autoridade Britânica de Cavalos de Corrida (BHA, em inglês) após a circulação de um vídeo nas redes sociais, onde aparece agredindo um cavalo com um galho na tentativa de fazê-lo entrar na água.

Com a punição, Todd, que atualmente treina cavalos de corrida no Reino Unido, teve sua licença invalidada e não poderá correr tanto em solo nacional, como internacionalmente até que as investigações sobre as circunstâncias do incidente tenham sido encerradas.

Após a repercussão do acontecimento, o atleta, hoje com 65 anos, pediu desculpas publicamente;

– Peço sinceras desculpas ao cavalo e a todos os envolvidos por minhas ações neste vídeo. Uma das principais coisas que prego é estabelecer um respeito mútuo entre cavalo e cavaleiro, e que paciência e gentileza são a melhor maneira de obter resultados. Acredito que este é um dos principais atributos, juntamente com uma grande empatia com os animais, que me permitiu ter uma longa e bem-sucedida carreira no hipismo. Estou muito decepcionado comigo mesmo por não ter aderido a isso neste caso – afirmou.