Em sua conta no Twitter, o astro do universo Marvel se posicionou novamente a respeito das mazelas vividas pelos brasileiros

Foto: reprodução

Texto de Sérgio Madruga

O ator norte-americano Mark Ruffalo voltou a fazer críticas ao atual governo brasileiro em sua rede social. Ruffalo, que interpreta o personagem Hulk nos filmes da Marvel, retuitou uma matéria do The Brazilian Report sobre o problema da fome no país e adicionou o comentário: “enquanto 33 milhões de brasileiros passam fome, seu governo tuíta bobagens em vez de usar seu poder para lutar para mudar este cenário ou proteger as florestas e os direitos dos povos indígenas”.

Esta não foi a primeira vez que o ator se posicionou contra o governo Bolsonaro. Na semana passada, Mark e o presidente da república trocaram farpas pelo Twitter. Na segunda-feira passada (6), o ator afirmou que era preciso escolher entre o presidente brasileiro e a Floresta Amazônica.

“A Amazônia está sob ataque. E sabemos de onde vêm as bombas. De que lado você está?”, disse Ruffalo, que posteriormente, marcou Joe Biden no Twitter e fez um alerta dizendo que o presidente dos EUA iria se encontrar com um homem que “não respeita a democracia e ameaça consistentemente um golpe”. Em outra postagem, comentou o desaparecimento do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista britânico Dom Philips na Amazônia.

Após o encontro com Joe Biden, Bolsonaro respondeu o ator, a quem chamou de “Mark Ruffles”, em uma série de posts redigidos em inglês. O presidente brasileiro fez uma relação com super-heróis, frequentemente associados a Ruffalo pela interpretação de Hulk no cinema.

“Deixe-me simplificar: se o Capitão América foi eleito por mais de 55 milhões de pessoas e Thanos, que é estrangeiro e não sabe nada sobre os EUA, tenta interferir no território ou no processo eleitoral americano, é Thanos e não o Capitão que está desrespeitando a democracia”, escreveu Jair Bolsonaro, que ainda disse estar sempre ao lado da democracia e completou: “Tenho certeza que você nunca leu a Constituição brasileira, mas posso garantir que não é nada como os complicados roteiros do Hulk que você tem que memorizar”.

O presidente Jair Bolsonaro também fez críticas à esquerda ao afirmar que governantes com essa orientação política “querem controlar a imprensa, coibir a liberdade de expressão, a internet, além de financiar governos como o de Cuba e Venezuela”. E também criticou o papel vivido por Mark Ruffalo: “O Hulk original era muito mais legal. Ele não precisava de um computador para parecer forte e realmente entendia algo sobre a natureza”.

Ator politizado e engajado

Recentemente, com a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para jovens brasileiros de 16 e 17 anos tirarem seu título de eleitor, Mark Ruffalo se juntou a outros artistas e se manifestou sobre o assunto: “O que acontece no Brasil é importante para todos nós. Seu voto é seu poder. Use seu poder”, escreveu em publicação no Twitter.

Além de compartilhar o site da campanha, que ensinava o passo a passo para tirar o título de eleitor, Ruffalo também publicou, em português, a hashtag #tiraotítulohoje, usada para impulsionar a campanha.

Essa não foi a primeira vez que Ruffalo comentou a respeito de campanhas de voto no Brasil. Em março, ele compartilhou uma publicação da cantora Anitta, em outra iniciativa para que os adolescentes se cadastrem como eleitores. Na ocasião, ele defendeu que o voto dos adolescentes seria importante para “derrotar Bolsonaro”.

Com informações de UOL e CNN Brasil