Em tribuna, vereador Cristiano Caporezzo chama feministas de “hienas” e se irrita com votação do “Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero”

Foto: Reprodução

A voz de Marielle Franco ainda ecoa nas casas legislativas do país e faz efeito contra bolsonaristas por meio da ação de centenas de mulheres dos mais diversos movimentos sociais. Em Uberlândia, houve uma prova disso. Nesta quinta-feira (3), em Assembleia na Câmara de Uberlândia, seria votado o “Dia Municipal de Enfrentamento à Violência Política de Gênero”. A votação foi adiada por pedido de vista apresentado pelo vereador Cristiano Caporezzo Caporezzo. Ele subiu na tribuna do plenário e atacou as representantes de movimentos feministas que estavam presentes na sessão.

Usando a máscara abaixo do nariz, o parlamentar do partido Patriota fez falas misóginas, zombou da figura de Marielle Franco, expôs um discurso de ódio afirmando que “feminista nem mulher é” e “Marielle vive enchendo o saco”.

As lideranças atacadas pelo vereador farão uma representação jurídica contra Cristiano e as ofensas foram levadas ao Conselho de Ética da Câmara Municipal.

Atacar mulheres tem sido uma prática constante do vereador Cristiano. O coletivo Feminino de Ação Popular (FAPO) já chegou a protocolar na Câmara Municipal de Uberlândia uma denúncia pelo abuso da prerrogativa da imunidade de palavra por parte do vereador. Ele havia atacado o movimento feminista em julho de 2021. Durante a sessão, ele chamou a advogada Sandra Nascimento de “feminista imunda”.

Vale lembrar que Cristiano protagonizou posições negacionistas durante todo enfrentamento à pandemia. Além disso, foi o autor do projeto que proíbe empresas e município de exigir vacinação contra covid em Uberlândia.